https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13089
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodolfodemouramarques.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Física contemporânea na educação básica: o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino do modelo padrão da física de partículas |
Autor(es): | Marques, Rodolfo de Moura |
Orientador: | Menezes, Paulo Henrique Dias |
Miembros Examinadores: | Perez, Silvana |
Miembros Examinadores: | Rizzuti, Bruno Ferreira |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos a proposta de um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido especialmente para o ensino do Modelo Padrão da Física de Partículas para alunos do ensino médio. O Modelo Padrão proporciona um melhor entendimento de como as partículas que compõem o universo e três das quatro forças fundamentais se relacionam, possibilitando prever uma ampla variedade de fenômenos e explicar diversos resultados experimentais. O ambiente virtual foi estruturado na perspectiva de ensino híbrido e adota características do modelo de rotação. Nesse ambiente foi elaborada uma sequência didática para abordar o Modelo Padrão, por meio de um processo de modelagem científica, que utiliza diferentes recursos multimidiáticos e pode ser aplicada em qualquer ano do ensino médio ou da educação de jovens e adultos. O conteúdo da sequência didática foi organizado em três módulos que seguem a forma de aprendizagem significativa do tipo subordinada, em que o conhecimento prévio dos estudantes funciona como base para a aquisição de um novo conhecimento por meio de um processo interativo. O módulo I apresenta a evolução dos modelos atômicos; o módulo II insere o Modelo Padrão da Física de Partículas; e o módulo III apresenta alguns trabalhos desenvolvidos com base no Modelo Padrão e suas contribuições para a sociedade. As atividades envolvem hipertextos, vídeos, visita virtual ao CERN, entre outras. A avaliação da sequência didática como ferramenta de ensino se deu por meio de um processo de revisão por pares. Os resultados indicam que o ambiente virtual de aprendizagem, da maneira como foi estruturado, apresenta grande potencial como recurso educacional para inserção de tópicos de física contemporânea na educação básica. |
Resumen : | In this work we present the proposal of a Virtual Learning Environment developed especially for teaching the Standard Model of Particle Physics for high school students. The Standard Model provides a better understanding of how the particles that make up the universe and three of the four fundamental forces are related, making it possible to predict a wide variety of phenomena and explain various experimental results. The virtual environment was developed in the perspective of hybrid teaching and adopts characteristics of the rotation model. In this environment, a didactic sequence was elaborated to approach the Standard Model, through a scientific modeling process, using different multimedia resources that can be applied in any year of high school or in the education of young people and adults. The content of the didactic sequence was organized in three modules that follow the form of significant learning of the subordinate type, in which the students' previous knowledge works as a basis for the acquisition of new knowledge through an interactive process. Module I presents the evolution of atomic models; module II inserts the Standard Model of Particle Physics; and module III presents some works developed based on the Standard Model and its contributions to society. The activities involve hypertexts, videos, virtual visit to CERN, among others. The evaluation of the didactic sequence as a teaching tool took place through a peer review process. The results indicate that the virtual learning environment, as it was designed, has great potential to be used as an educational resource for the insertion of contemporary physics topics in basic education. |
Palabras clave : | Ensino de física Modelo padrão Modelagem científica Ensino híbrido AVA Physics teaching Standard model Scientific modeling Hybrid teaching Virtual learning environmen |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00103 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13089 |
Fecha de publicación : | 7-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons