Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13154
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andresalopessilva.pdfPDF/A1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A gestão administrativa nas universidades federais: análise das atribuições de professores-gestores na Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Silva, Andrêsa Lopes
First Advisor: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades na atuação do docente enquanto professor-gestor nos cargos de Chefia de Departamento e Coordenação de Curso na UFJF. A presente dissertação foi elaborada tendo como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por estes gestores no exercício de suas funções, analisar as respostas mediante o contexto institucional e, de acordo com o resultado obtido, propor ações que possibilitem melhorias institucionais. Para melhor contextualizar o caso de gestão exposto, foram descritos aspectos inerentes à organização das universidades federais e à atuação dos docentes em cargos administrativos nestas instituições, bem como a estrutura e a atuação em cargos de Chefia de Departamento e Coordenação de Curso, em particular, na UFJF. Ademais, a discussão teórica contou com conceitos de gestão pública, autonomia universitária, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, com a finalidade de dialogar com a problemática apresentada e proporcionar melhor compreensão da conjuntura na qual o caso de gestão se apresenta. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa, mediante a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Esta última contou com a coleta de dados por meio de entrevistas – voltadas a dois representantes superiores ligados à área de recursos humanos e tecnológicos da Instituição –, e da aplicação de questionários – destinados aos gestores ocupantes de cargos de Chefia de Departamento e Coordenação de Curso. Por fim, mediante a identificação dos principais entraves organizacionais, foram propostas ações – relacionadas às teorias de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento – as quais têm por intuito desenvolver mecanismos que auxiliem no desempenho das funções exercidas pelos professoresgestores dos cargos supracitados bem como garantir eficiência e eficácia na prestação do serviço público ofertado pela Universidade.
Abstract: This thesis was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the difficulties in the role of the professor as a academic-manager in the positions of Head of Department and Course Coordination at UFJF. This thesis was elaborated with the objective to identify the main difficulties faced by these managers in the exercise of their functions, analyze the answers through the institutional context and, according to the processed result, proportions that allow institutional improvements. To better contextualize the above management case, aspects inherent to the organization of federal universities and the performance of professors in administrative positions in these institutions were described, as well as the structure and performance in positions of Department Head and Course Coordination, in particular, at UFJF. Furthermore, the theoretical discussion included concepts of public management, university autonomy, Information Management and Knowledge Management, in order to dialogue with the problem presented and provide a better understanding of the context in which the management case presents itself. The work was developed based on qualitative research, through bibliographical, documental and field research. The latter included data collection through interviews – aimed at two senior representatives linked to the Institution's human and technological resources area –, and the application of questionnaires – intended for managers occupying positions of Head of Department and Course Coordination. Finally, through the identification of the main organizational barriers, actions were proposed – related to the theories of Information Management and Knowledge Management – which aim to develop mechanisms that assist in the performance of the functions performed by the academic-managers of the aforementioned positions, as well as ensure efficiency and effectiveness in providing the public service offered by the University.
Keywords: Gestão administrativa e acadêmica
Chefia de departamento
Coordenação de curso
Administrative and academic management
Department head
Course coordination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00145
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13154
Issue Date: 3-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons