Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13221
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
claudioantoniomosqueiramaciel.pdfPDF/A1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Márcio Fagundes-
dc.contributor.referee2Magaldi, Juliana Alves-
dc.creatorMaciel, Cláudio Antônio Mosqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042857545732343pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T12:06:59Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T12:06:59Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13221-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoOs programas de correção de fluxo têm se constituído como uma das principais estratégias educacionais de enfrentamento ao fracasso escolar no Brasil, sendo desenvolvidos por diversas redes de ensino para equilibrar o fluxo escolar dos estudantes advindos de reprovações sucessivas. O presente estudo tem por objetivo realizar a análise de um programa de correção de fluxo implementado na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul – Avanço do Jovem na Aprendizagem/ AJA MS - entre os anos de 2018 e 2019, com base nas taxas de rendimento dos estudantes, especialmente, a partir dos dados de reprovação e evasão. A questão de investigação do trabalho foi analisar se as taxas de reprovação e evasão apresentaram redução após a implementação do referido programa de correção de fluxo. Foram feitas duas comparações dentro da mesma série histórica, utilizando os dados de rendimento do ensino médio, provenientes do Censo Escolar/INEP e, num segundo momento, a comparação do mesmo indicador dentro do programa de correção de fluxo da rede de ensino. As bases teóricas que sustentaram as análises são os trabalhos referentes à reprovação, fluxo escolar e correção de fluxo, especialmente, no ensino médio, como a pesquisa de Patto (1999) e Barros et al (2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRede estadual de ensino de MSpt_BR
dc.subjectCorreção de fluxopt_BR
dc.subjectAvanço do Jovem na Aprendizagem/ AJA MSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise do “Programa Avanço do Jovem na Aprendizagem/AJA” da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons