Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13246
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francimonedagracabarrosdutra.pdfPDF/A679.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proficiência em língua portuguesa: análise do desempenho dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental nos municípios de Arari e Viana – MA
Autor(es): Dutra, Francimone da Graça Barros
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Quiossa, Amanda Sangy
Membro da banca: Santos, Mayanna Auxiliadora Martins
Resumo: Este estudo analisa o desempenho em Língua Portuguesa dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das redes de ensino municipais de Arari e Viana, no estado do Maranhão. Assim, o objetivo geral deste trabalho é realizar um estudo do resultado da proficiência em Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental apresentado na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019. Como objetivos específicos, visa comparar a evolução, ou não, da proficiência em Língua Portuguesa desses dois municípios em relação ao Brasil e ao estado do Maranhão para, assim, identificar em qual nível da escala de proficiência encontram-se esses municípios e também classificar em qual padrão de desempenho encontram-se os municípios de Arari e Viana. A fundamentação teórica deste trabalho, tem por base alguns autores que lidam com estudo e discussão a respeito da proficiência do Saeb, tais como: Araújo e Luzio (2005), Barbosa, Micarello e Ferreira (2020), Leite e Kaeger (2009) e Mesquita (2012). Para análise dos dados, foi utilizada a base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Abstract: -
Palavras-chave: Saeb
Proficiência em língua portuguesa
Padrão de desempenho
Arari
Viana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13246
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons