https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13250
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hellengracemelogomes.pdf | PDF/A | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bertolotti, Diovana Paula de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Daniel | - |
dc.creator | Gomes, Hellen Grace Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6962491001464619 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T14:22:21Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T14:22:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13250 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação no Brasil tem buscado por meio do sistema de avaliações em larga escala, proporcionar melhorias na qualidade e eficácia do sistema educacional nas várias etapas da educação básica, notadamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No Ensino Médio, os resultados de proficiência em matemática, têm levado aos tomadores de decisões a promover ações que envolvem todos os atores educacionais. De uma forma em geral, a Região Norte oscila nos resultados e, no Amazonas essa realidade é agravada por fatores socioculturais e geográficos. Discute-se o impacto dos resultados das avaliações SAEB como norteadoras da prática docente e como forma de promover ganhos de aprendizagem dos conteúdos curriculares de matemática. Este artigo tem como objetivo mapear quais os principais desafios da rede com relação à proficiência dos alunos do Ensino médio em Matemática, levantando, hipóteses acerca de políticas que incidiram nos resultados apresentados e práticas que podem auxiliar a rede a superar tais desafios. Utiliza-se a abordagem qualitativa para fins exploratórios, e a pesquisa bibliográfica e documental de publicações e dados impressas e eletrônicas publicadas de 2012 a 2020, para análise de dados esses terão como recorte temporal: os resultados de proficiência em Matemática dos resultados do SAEB: 2015, 2017 e 2019 obtidos pelo estado do Amazonas. Os resultados apontam que que professores, coordenadores pedagógicos e gestores ainda demandam analisar criticamente os resultados obtidos a fim de ter uma melhor compreensão do cenário que se encontram e compreendam poderem traçar estratégias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | SAEB | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Eficácia | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise dos resultados de matemática da etapa de ensino médio no estado do Amazonas no Saeb e as possibilidades no desenvolvimento de estratégias de avaliação escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License