https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13253
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
huldabarrosrodriguesbastos.pdf | PDF/A | 630.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise dos resultados de proficiência do 2º ano do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza no Spaece |
Author: | Bastos, Hulda Barros Rodrigues |
First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Bertolotti, Diovana Paula de Jesus |
Referee Member: | Abreu, Andrea Vicente Toledo |
Resumo: | O artigo trata da análise dos resultados de proficiência, nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), do 2º ano do ensino fundamental, na Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, em série histórica de 2009 a 2019. Recorre a dados e informações disponibilizados nos domínios do Spaece, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc/CE) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Algumas referências bibliográficas foram visitadas na procura de outros olhares sobre a temática de melhoria dos resultados da aprendizagem, dentre eles: Lima (2010); Lopes, Vieira e Ramos (2017); Francisco (2006); Vieira (2007); Freire (2016) e Perry (2009). O estudo apresenta a Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza e o comportamento dos principais indicadores educacionais, tais como a evolução da matrícula e do parque escolar, taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Spaece, bem como identifica as políticas públicas de grande impacto na prática pedagógica, que modificaram diretamente o comportamento dos resultados obtidos, como as políticas de priorização da leitura na idade certa, a gestão democrática com foco na aprendizagem dos estudantes e os mecanismos de monitoramento desta aprendizagem, por meio da criação de sistemas próprios de avaliação. Traz a memória histórica, da construção de uma nova perspectiva de sucesso educacional e, por fim, aponta sugestões no sentido de dar continuidade às políticas educacionais para maior avanço. |
Abstract: | - |
Keywords: | Spaece-Alfa Rede Municipal de Fortaleza Proficiência do ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13253 |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License