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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos resultados de proficiência do 2º ano do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza no Spaece
Autor(es): Bastos, Hulda Barros Rodrigues
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Bertolotti, Diovana Paula de Jesus
Membro da banca: Abreu, Andrea Vicente Toledo
Resumo: O artigo trata da análise dos resultados de proficiência, nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), do 2º ano do ensino fundamental, na Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, em série histórica de 2009 a 2019. Recorre a dados e informações disponibilizados nos domínios do Spaece, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc/CE) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Algumas referências bibliográficas foram visitadas na procura de outros olhares sobre a temática de melhoria dos resultados da aprendizagem, dentre eles: Lima (2010); Lopes, Vieira e Ramos (2017); Francisco (2006); Vieira (2007); Freire (2016) e Perry (2009). O estudo apresenta a Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza e o comportamento dos principais indicadores educacionais, tais como a evolução da matrícula e do parque escolar, taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Spaece, bem como identifica as políticas públicas de grande impacto na prática pedagógica, que modificaram diretamente o comportamento dos resultados obtidos, como as políticas de priorização da leitura na idade certa, a gestão democrática com foco na aprendizagem dos estudantes e os mecanismos de monitoramento desta aprendizagem, por meio da criação de sistemas próprios de avaliação. Traz a memória histórica, da construção de uma nova perspectiva de sucesso educacional e, por fim, aponta sugestões no sentido de dar continuidade às políticas educacionais para maior avanço.
Abstract: -
Palavras-chave: Spaece-Alfa
Rede Municipal de Fortaleza
Proficiência do ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13253
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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