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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Bertolotti, Diovana Paula de Jesus-
dc.contributor.referee2Abreu, Andrea Vicente Toledo-
dc.creatorBastos, Hulda Barros Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:31:52Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:31:52Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13253-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO artigo trata da análise dos resultados de proficiência, nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), do 2º ano do ensino fundamental, na Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, em série histórica de 2009 a 2019. Recorre a dados e informações disponibilizados nos domínios do Spaece, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc/CE) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Algumas referências bibliográficas foram visitadas na procura de outros olhares sobre a temática de melhoria dos resultados da aprendizagem, dentre eles: Lima (2010); Lopes, Vieira e Ramos (2017); Francisco (2006); Vieira (2007); Freire (2016) e Perry (2009). O estudo apresenta a Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza e o comportamento dos principais indicadores educacionais, tais como a evolução da matrícula e do parque escolar, taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Spaece, bem como identifica as políticas públicas de grande impacto na prática pedagógica, que modificaram diretamente o comportamento dos resultados obtidos, como as políticas de priorização da leitura na idade certa, a gestão democrática com foco na aprendizagem dos estudantes e os mecanismos de monitoramento desta aprendizagem, por meio da criação de sistemas próprios de avaliação. Traz a memória histórica, da construção de uma nova perspectiva de sucesso educacional e, por fim, aponta sugestões no sentido de dar continuidade às políticas educacionais para maior avanço.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSpaece-Alfapt_BR
dc.subjectRede Municipal de Fortalezapt_BR
dc.subjectProficiência do ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise dos resultados de proficiência do 2º ano do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza no Spaecept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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