https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilzapatriciagomesdecarvalhosilva.pdf | PDF/A | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Efeitos sobre a transição de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em escolas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) |
Autor(es): | Silva, Ilza Patrícia Gomes de Carvalho |
Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Miembros Examinadores: | Bertolotti, Diovana Paula de Jesus |
Miembros Examinadores: | Abreu, Andrea Vicente Toledo |
Resumo: | Este estudo apresenta uma análise longitudinal da trajetória dos estudantes matriculados, em 2015, no 6º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), indicando fatores que impactam nos fluxos da transição desses estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em 2019. Essas trajetórias foram construídas a partir da base de dados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e identifica, a partir da coorte inicial em 2015, os estudantes que foram matriculados no ensino médio em 2019. Os resultados encontrados apontam o percurso de estudantes nos anos finais do ensino fundamental identificando fatores que marcam as desigualdades educacionais segundo a rede de ensino (pública ou privada) frequentada a partir da análise do número de retenções obtidas quando cruzadas com o número de escolas frequentadas; o local de residência; as características dos estudantes (cor/raça e faixa etária); o tamanho e a duração de funcionamento da turma; a infraestrutura básica da escola; a estrutura pedagógica da escola; a adequação da escola às necessidades especiais dos educandos; a existência de biblioteca e/ou sala de leitura; e o nível socioeconômico das escolas. Apontam, também, que nesse grupo em estudo o número de retenções dos estudantes não tem associação com a existência de biblioteca e/ou sala de leitura. Espera-se que os resultados apresentados sejam utilizados pelos atores educacionais na promoção de uma educação mais equânime. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Trajetória escolar Censo escolar Transição do ensino fundamental para o ensino médio Fluxo escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254 |
Fecha de publicación : | 23-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons