Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilzapatriciagomesdecarvalhosilva.pdfPDF/A1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Bertolotti, Diovana Paula de Jesus-
dc.contributor.referee2Abreu, Andrea Vicente Toledo-
dc.creatorSilva, Ilza Patrícia Gomes de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378476895732422pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:33:56Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:33:56Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma análise longitudinal da trajetória dos estudantes matriculados, em 2015, no 6º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), indicando fatores que impactam nos fluxos da transição desses estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em 2019. Essas trajetórias foram construídas a partir da base de dados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e identifica, a partir da coorte inicial em 2015, os estudantes que foram matriculados no ensino médio em 2019. Os resultados encontrados apontam o percurso de estudantes nos anos finais do ensino fundamental identificando fatores que marcam as desigualdades educacionais segundo a rede de ensino (pública ou privada) frequentada a partir da análise do número de retenções obtidas quando cruzadas com o número de escolas frequentadas; o local de residência; as características dos estudantes (cor/raça e faixa etária); o tamanho e a duração de funcionamento da turma; a infraestrutura básica da escola; a estrutura pedagógica da escola; a adequação da escola às necessidades especiais dos educandos; a existência de biblioteca e/ou sala de leitura; e o nível socioeconômico das escolas. Apontam, também, que nesse grupo em estudo o número de retenções dos estudantes não tem associação com a existência de biblioteca e/ou sala de leitura. Espera-se que os resultados apresentados sejam utilizados pelos atores educacionais na promoção de uma educação mais equânime.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetória escolarpt_BR
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectTransição do ensino fundamental para o ensino médiopt_BR
dc.subjectFluxo escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEfeitos sobre a transição de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em escolas da Região Metropolitana de Salvador (RMS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons