https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ilzapatriciagomesdecarvalhosilva.pdf | PDF/A | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bertolotti, Diovana Paula de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Andrea Vicente Toledo | - |
dc.creator | Silva, Ilza Patrícia Gomes de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3378476895732422 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T14:33:56Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T14:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma análise longitudinal da trajetória dos estudantes matriculados, em 2015, no 6º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), indicando fatores que impactam nos fluxos da transição desses estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em 2019. Essas trajetórias foram construídas a partir da base de dados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e identifica, a partir da coorte inicial em 2015, os estudantes que foram matriculados no ensino médio em 2019. Os resultados encontrados apontam o percurso de estudantes nos anos finais do ensino fundamental identificando fatores que marcam as desigualdades educacionais segundo a rede de ensino (pública ou privada) frequentada a partir da análise do número de retenções obtidas quando cruzadas com o número de escolas frequentadas; o local de residência; as características dos estudantes (cor/raça e faixa etária); o tamanho e a duração de funcionamento da turma; a infraestrutura básica da escola; a estrutura pedagógica da escola; a adequação da escola às necessidades especiais dos educandos; a existência de biblioteca e/ou sala de leitura; e o nível socioeconômico das escolas. Apontam, também, que nesse grupo em estudo o número de retenções dos estudantes não tem associação com a existência de biblioteca e/ou sala de leitura. Espera-se que os resultados apresentados sejam utilizados pelos atores educacionais na promoção de uma educação mais equânime. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trajetória escolar | pt_BR |
dc.subject | Censo escolar | pt_BR |
dc.subject | Transição do ensino fundamental para o ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Fluxo escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Efeitos sobre a transição de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em escolas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License