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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Luis Antonio Fajardo-
dc.contributor.referee2Silva, Iverson Geraldo da-
dc.creatorSantos, Jacy Pires dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7648470908402948pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T10:40:23Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-09T10:40:23Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13266-
dc.description.abstractThis study is about the projet Program MAIS IDEB of the Maranhão State Department of Education for High School Mathematics and Portuguese teachers aiming at qualifying their teaching process. The research is documental and qualitative and it uses the database from Secretary of Education, with his information collected from the teacher training material. The objective is to examine the productivity of this program with teachers who teach Mathematics and the Portuguese Language in High School Education with a view to improving educational quality indicators in Maranhão. During the project, the teachers felt encouraged to participate in the item elaboration workshops, and some teachers have prepared some questions during the workshop. The main results show that the activities developed in the workshops has confirmed the learning of how to produce items both for Mathematics and Portuguese Language. Besides that, the activities have been able of promote among high school teachers some discussions, interpretations and understanding of item format and its application in teaching activities.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo examina o Programa MAIS IDEB formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão aos professores de Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Médio com vistas à qualificação de seus processos docentes. A pesquisa é documental e qualitativa, que se utiliza da base de dados da Secretaria de Educação, bem como de informações colhidas do material oriundo das formações. O propósito é examinar a produtividade desse programa com os professores que ensinam Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Médio visando melhorias dos indicadores de qualidade educacional do Maranhão. No decorrer do projeto, os professores sentiram-se estimulados a participar das oficinas de elaboração de itens, o que lhes possibilitou elaborá-los a partir dos dados emergentes da formação. Os principais resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas nas oficinas favoreceram o entendimento do formato do item tanto em Matemática quanto Língua Portuguesa. Ademais, as atividades proporcionaram a participação dos professores do Ensino Médio no tocante às discussões, interpretações e compreensão do formato do item e sua aplicação em atividades docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePrograma MAIS IDEB no Maranhão: formação de professores do ensino médio que ensinam matemática e língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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