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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.contributor.referee2Boscato, Priscila da Costa Pinheiro-
dc.creatorOliveira, José Damião Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539697285919896pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:24:21Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:24:21Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13272-
dc.description.abstractThe present study was carried out with the results of mathematics in the evaluations of the Integrated Monitoring and Institutional Evaluation System, of the first Regional Directorate for Education and Culture, belonging to the State Secretariat of Education, Culture, Sports and Leisure of Rio Grande do Norte. The research period was cut from 2017 to 2019. The objective is to identify the descriptors of the SIMAIS reference matrix that have low success rates and to verify in the teacher’s magazines which supports are given to improve the learning of skills and competences. Therefore, as a methodology, we conducted a quantitative research in relation to the results of the evaluations, plus a bibliographic study and data analysis. It was found the number of 21 descriptors with unsatisfactory success rates, as well as the fact that from the first edition to the last one - data that make up the present study - there was an increase in the number of descriptors with a low success rate, even though the magazines of the teacher showed evidence of his potential to contribute to the teaching work.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado com os resultados de matemática nas avaliações do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional, da primeira Diretoria Regional de Educação e Cultura, pertencente à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. O período da pesquisa teve o recorte de 2017 a 2019. O objetivo é identificar os descritores da matriz de referência do SIMAIS que possuem baixos índices de acerto e verificar nas revistas do professor quais suportes são dados para melhoria da aprendizagem das habilidades e competências. Para tanto, como metodologia, realizamos uma pesquisa quantitativa em relação aos resultados das avaliações, acrescido de um estudo bibliográfico e da análise dos dados. Foi constatado o número de 21 descritores com índices de acerto insatisfatório, bem como o fato de que da primeira edição a última – dados que compõem o presente estudo – ocorreu um aumento na quantidade de descritores com baixo índice de acerto, mesmo tendo as revistas do professor mostrado evidências de suas potencialidades para contribuir com o trabalho docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectÍndice de acertopt_BR
dc.subjectResultado SIMAISpt_BR
dc.subjectRevista do Professorpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectHit indexpt_BR
dc.subjectSIMAIS Resultpt_BR
dc.subjectTeacher’s Magazinept_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA evolução dos resultados de matemática no Simais: a revista do professor e a promoção da aprendizagem dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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