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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Taxas de Não Resposta do Censo Escolar: análise dos resultados dos cinco estados com os maiores e menores Ideb no Ensino Médio entre 2015, 2017 e 2019
Autor(es): Dionísio Júnior, José
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Membro da banca: Boscato, Priscila da Costa Pinheiro
Resumo: O presente artigo realiza um estudo investigativo sobre a influência do indicador, Não Respostas do Censo da Educação Básica no cálculo do IDEB, especificamente no Ensino Médio. Este estudo, tem como objetivos analisar as Taxas de Não Resposta do Censo Escolar, nas edições de 2015, 2017 e 2019, dos cinco estados com maiores e menores Ideb no ensino médio, investigando a influência dessas taxas nos resultados do Ideb do Ensino médio desses estados. A metodologia adotada foi o cálculo da média dos dois grupos: o grupo de maior Ideb e de menor Ideb. Depois foi calculada a diferença de cada indicador em pontos, e por fim, em percentual. A partir da análise dos dados, ficou demonstrado que, pelo fato da Taxa de Não resposta ser uma variável que diz respeito direto ao Fluxo escolar, quando alta, pode exercer uma influência positiva nos resultados do Ideb de uma rede.
Abstract: -
Palavras-chave: Indicadores educacionais
Censo escolar
Taxa de não resposta
IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13273
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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