https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| romariojacobsenpanceri.pdf | PDF/A | 139.16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | A distorção idade-série na rede pública municipal de ensino fundamental do município de Vitória – ES: análise das taxas no período de 2013 a 2019 |
| Autor(es): | Panceri, Romário Jacobsen |
| Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
| Co-orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
| Miembros Examinadores: | Vilardi, Leonardo Ostwald |
| Miembros Examinadores: | Lourenço, Joyce Louback |
| Resumo: | Os indicadores de distorção idade-série, publicados pelo INEP, revelam que há no Brasil um grande quantitativo de estudantes fora da faixa etária adequada para a série/ano em que estão matriculados. Decorridos mais de vinte anos da publicação da nova LDB, que possibilitou a implementação de políticas públicas de correção de fluxo, os indicadores de defasagem ainda permanecem acima dos patamares aceitáveis. O conhecimento/apropriação de tais indicadores, por parte dos gestores das redes de ensino, é cada vez mais necessário para que possamos qualificar as ações de enfrentamento do fenômeno da distorção idade-série. Este artigo analisa o comportamento das taxas de distorção idade/série, no período de 2013 a 2019, da Rede Municipal de Ensino de Vitória – ES, bem como as estratégias implementadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para a diminuição das referidas taxas. Os resultados dessa análise permitiram constatar que houve significativa redução do índice de distorção idade-série no ensino fundamental, que passou de 19,4% em 2013 para 15,2% em 2019. Acreditamos que a redução verificada foi impactada, em grande medida, pelas ações previstas dentro da proposta de correção da defasagem idade-série estabelecidas pelo “Programa Aprender Mais” implementado pela Secretaria Municipal de Educação a partir do ano de 2013. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Política educacional Distorção idade-série Correção de fluxo Indicadores educacionais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384 |
| Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
