https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| landerassuncaopatricio.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Comportamento sedentário, prática de atividade física e presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports | 
| Author: | Patrício, Lander Assunção | 
| First Advisor: | Carvalho, Pedro Henrique Berbert de | 
| Referee Member: | Silva, Cristiano Diniz da | 
| Referee Member: | Queiroz, Andréia Cristiane Carrenho | 
| Resumo: | O eSport vem crescendo em audiência e número de jogadores. Contudo, há uma carência de estudos sobre os efeitos de jogos eletrônicos competitivos sobre comportamentos relacionados à saúde e saúde mental. Desta forma, o presente estudo avaliou o comportamento sedentário, o nível de prática de atividade física e a presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports. Trata-se de estudo transversal, descritivo e associativo que foi realizado com 40 jogadores de elite. Os participantes responderam a um conjunto de questionários de modo online. Observou-se elevado tempo médio diário de jogo (> 5,5 horas) e de uso de computador (> 9 horas), e elevado comportamento sedentário semanal (> 81 horas). Sofrimento mental foi identificado em 57,5% dos jogadores. O nível de prática de atividade física foi baixo. Por fim, o tempo de prática em jogos eletrônicos e o nível de prática de atividade física estiveram associados à participação em competições (p < 0,05). | 
| Abstract: | eSport has been growing in audience and number of players. However, there is a lack of studies on the effects of competitive electronic games on health- related behaviors and mental health. Thus, the present study evaluated sedentary behavior, the level of physical activity and the presence of mental suffering in elite eSports players. This is a cross-sectional, descriptive and associative study carried out with 40 elite players. Participants answered a set of questionnaires online. There was a high average daily time playing games (> 5 hours) and using computer (> 9 hours), and high week sedentary behavior (> 81 hours). Mental suffering was identified in 57.5% of the players. The level of physical activity practice was low. Finally, the practice time in electronic games and physical activity level were associated with participation in competitions (p < .05). | 
| Keywords: | Tempo de tela Jogos de vídeo Exercício físico Transtornos mentais Screen time Video game Exercise Mental disorders  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | 
| Institution Initials: | UFJF/GV | 
| Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466 | 
| Issue Date: | 1-Sep-2021 | 
| Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV | 
This item is licensed under a Creative Commons License
    
    
		
					