https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| landerassuncaopatricio.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Comportamento sedentário, prática de atividade física e presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports |
| Autor(es): | Patrício, Lander Assunção |
| Primeiro Orientador: | Carvalho, Pedro Henrique Berbert de |
| Membro da banca: | Silva, Cristiano Diniz da |
| Membro da banca: | Queiroz, Andréia Cristiane Carrenho |
| Resumo: | O eSport vem crescendo em audiência e número de jogadores. Contudo, há uma carência de estudos sobre os efeitos de jogos eletrônicos competitivos sobre comportamentos relacionados à saúde e saúde mental. Desta forma, o presente estudo avaliou o comportamento sedentário, o nível de prática de atividade física e a presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports. Trata-se de estudo transversal, descritivo e associativo que foi realizado com 40 jogadores de elite. Os participantes responderam a um conjunto de questionários de modo online. Observou-se elevado tempo médio diário de jogo (> 5,5 horas) e de uso de computador (> 9 horas), e elevado comportamento sedentário semanal (> 81 horas). Sofrimento mental foi identificado em 57,5% dos jogadores. O nível de prática de atividade física foi baixo. Por fim, o tempo de prática em jogos eletrônicos e o nível de prática de atividade física estiveram associados à participação em competições (p < 0,05). |
| Abstract: | eSport has been growing in audience and number of players. However, there is a lack of studies on the effects of competitive electronic games on health- related behaviors and mental health. Thus, the present study evaluated sedentary behavior, the level of physical activity and the presence of mental suffering in elite eSports players. This is a cross-sectional, descriptive and associative study carried out with 40 elite players. Participants answered a set of questionnaires online. There was a high average daily time playing games (> 5 hours) and using computer (> 9 hours), and high week sedentary behavior (> 81 hours). Mental suffering was identified in 57.5% of the players. The level of physical activity practice was low. Finally, the practice time in electronic games and physical activity level were associated with participation in competitions (p < .05). |
| Palavras-chave: | Tempo de tela Jogos de vídeo Exercício físico Transtornos mentais Screen time Video game Exercise Mental disorders |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
| Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
| Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466 |
| Data do documento: | 1-Set-2021 |
| Aparece nas coleções: | Educação Física - Campus GV |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
