https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13478
File | Description | Size | Format | |
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vitormaximovieiramourao.pdf | 466.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Betarelli Jr, Admir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3620301469610793 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Weslem | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4105225659516241 | pt_BR |
dc.creator | Mourão, Vitor | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6290938209147826 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T17:43:30Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29 | - |
dc.date.available | 2021-10-01T17:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13478 | - |
dc.description.abstract | The infrastructure sector is directly related to economic development and the success of the productive sector of countries. Brazil has important bottlenecks in this area that end up harming the domestic economy, as well as the quality of life of its population. Investments are necessary, but the country's economic situation in the 2020s is challenging because, in addition to the economic recession amplified by the Covid-19 outbreak, there is also a contractionary fiscal policy in place after the approval of EC-95. Thus, this work aims to analyze possible solutions for this obstacle. Using a Dynamic Computable General Equilibrium model, a simulation of a tax elimination on the infrastructure works sector was carried out. After this shock, the research seeks to analyze the main macroeconomic, sectoral and fiscal impacts, whether the increase in economic activity would be able to generate enough revenue to meet the rate drop in the infrastructure works sector. | pt_BR |
dc.description.resumo | O setor de infraestrutura está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico e o sucesso do setor produtivo dos países. O Brasil apresenta gargalos importantes nessa área que acabam por prejudicar a economia doméstica, bem como a qualidade de vida de sua população. Os investimentos se fazem necessários, mas a conjuntura econômica do país na década de 2020 é desafiadora, pois, além da recessão econômica ampliada pelo surto de Covid-19, há também uma política fiscal contracionista em vigor após a aprovação da EC-95. Desse modo, esse trabalho tem por objetivo analisar possíveis soluções para esse entrave. Por meio de um modelo de Equilíbrio Geral Computável Dinâmico, foi realizado uma simulação de uma eliminação tributária sobre o setor de obras de infraestrutura. Após esse choque, a pesquisa busca analisar quais foram os principais impactos macroeconômicos, setoriais e fiscais, se o aumento da atividade econômica seria capaz de gerar receita suficiente para suprir a queda da alíquota no setor de obras de infraestruturas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Equilíbrio Geral Computável | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Eliminação Tributária | pt_BR |
dc.subject | Computable General Equilibrium | pt_BR |
dc.subject | Infrastructure | pt_BR |
dc.subject | Tax Elimination | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | Impacto econômico da eliminação tributária no setor de infraestrutura brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação |
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