https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13510
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
yurimachadochaves.pdf | 864.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Ângelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2588775193856600 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Eduardo Simões de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0868977096675534 | pt_BR |
dc.creator | Chaves, Yuri Machado | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:47:24Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01 | - |
dc.date.available | 2021-10-14T18:47:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13510 | - |
dc.description.abstract | Considering the trade profile, the territorial extension and the transportation infrastructure installed in Brazil, the present study sought to qualitatively analyze, by means of a bibliographical review, the characteristics of the rail modal and its suitability to the Brazilian reality. Issues related to the characteristics of the modals were developed, always seeking a contraposition between rail and road transportation. One concludes that, given the characteristics of the rail modal, such as its high energy efficiency and suitability for long distances, its share in the Brazilian freight transportation matrix is below desirable levels, causing negative impacts on the price and competitiveness of Brazilian products in the international market. | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando o perfil das exportações, a extensão territorial e a infraestrutura de transportes instalada no Brasil, o presente trabalho buscou analisar qualitativamente, através de uma revisão bibliográfica, as características do modal ferroviário e sua adequação à realidade brasileira. Foram desenvolvidas questões referentes às características dos modais, buscando sempre uma contraposição entre os transportes ferroviário e rodoviário. Conclui-se que, dadas as características do modal ferroviário, como sua elevada eficiência energética e sua adequação a grandes distâncias, sua parcela de participação na matriz de transporte de cargas brasileira se encontra em nível abaixo do desejável, causando impactos negativos no preço e na competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | logística de transportes | pt_BR |
dc.subject | modal ferroviário | pt_BR |
dc.subject | infraestrutura; | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | transportation logistics | pt_BR |
dc.subject | rail modal | pt_BR |
dc.subject | infrastructure | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências sociais aplicadas | pt_BR |
dc.title | O modal ferroviário e seu papel na matriz de transporte de cargas brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License