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Type: Dissertação
Title: Análise do suporte institucional aos preceptores que atuam nos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde no HUUFJF/Ebserh com vista à educação permanente
Author: Fernandes, Gerusa Cristina de Azevedo
First Advisor: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Amorim, Cassiano Caon
Referee Member: Esteves, Ana Paula Vieira dos Santos
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Considerando que a atividade de preceptoria é um trabalho educativo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar os suportes institucionais aos preceptores que atuam nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde no HU-UFJF/Ebserh com vista à educação permanente. O aspecto teórico abordado na pesquisa referese à Educação Permanente em Saúde (EPS), que é apresentada como uma ferramenta importante para a aprendizagem no âmbito do trabalho na área de saúde, e, por conseguinte, fundamental para capacitar o profissional da saúde para o exercício da atividade de preceptoria. A metodologia de pesquisa adotada referese ao grupo focal, que foi desenvolvido com os farmacêuticos que trabalham na farmácia hospitalar e que atuam como preceptores nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do HU-UFJF/Ebserh. O resultado da pesquisa apontou alguns desafios e demandas no cenário da preceptoria, a saber: necessidade de formação pedagógica para todos os preceptores e de melhoria na gestão do tempo destes profissionais, além disso, verificou-se a necessidade de maior aproximação entre os atores que compõem a residência e de consolidação do trabalho interprofisssional. Um dos pontos positivos foi a detecção de alguns espaços coletivos para a EPS, como: as reuniões multiprofissionais e os seminários integradores, que devem, no entanto, ser expandidos e aprimorados. O Plano de Ação Educacional (PAE) proposto visa superar estes desafios e demandas, sendo composto das seguintes ações: sugestão de multiplicação do curso de capacitação em preceptoria, formulação de um projeto coletivo de EPS pela GEP e Coremu, proposta de acolhimento ao novo residente a ser adotada pelos serviços do HU-UFJF/Ebserh e a confecção de um relatório apontando a necessidade de organização do tempo do preceptor, tendo em vista os dados obtidos nesta pesquisa.
Abstract: The present dissertation was developed under the scope of the Master’s degree in Education Management and Evaluation associated with the Professional Postgraduate Program (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Considering that the preceptorship activity is an educational work, the present study aims to analyze the institutional support to the preceptors that work in the Multiprofessional Residency Program and the Healthcare Professional Area at the UFJF University Hospital/Ebserh with regards to Permanent Health Education. The theoretical aspect addressed in the research refers to Permanent Health Education (PHE), which is presented as an important learning tool in the context of healthcare work; therefore, it is pivotal to train healthcare professionals for the practice of the preceptorship activity. The research methodology adopted refers to the focus group, which was developed with pharmacists that work in the Hospital Pharmacy and serve as preceptors in the Multiprofessional Residency Programs as well as in the Healthcare Professional Area at the UFJF University Hospital/Ebserh. The research results pointed out some challenges and demands in the preceptorship scenario, such as: the need for pedagogical training for all preceptors and improvement related to time management of these professionals. Moreover, there was a need for a closer involvement among the actors that are part of the residency and the consolidation of the interprofessional work. One of the positive aspects was the detection of some collective spaces for PHE, such as multidisciplinary meetings and integrative seminars, which must be expanded and improved. The proposed Educational Action Plan (EAP) aims to overcome these challenges and demands; it consists of the following actions: suggestion for the expansion of the training courses in preceptorship; elaboration of a collective PHE project by the GEP and the Coremu; proposal for the reception to the new resident, to be adopted by services of the UFJF University Hospital/Ebserh and the preparation of a report that indicates the necessity to organize the preceptor's time, taking into consideration the data obtained in this study
Keywords: Educação Permanente em Saúde
Preceptor
Residência Multiprofissional em Saúde
Permanent Health Education
Preceptor
Multiprofessional Health Residency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00242
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13536
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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