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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mapeamento do setor educacional de Juiz de Fora : a educação como vetor de desenvolvimento local
Autor(es): Guimarães, Thomas Teixeira
Orientador: Oliveira Jr., Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Gabriel, Luciano Ferreira
Resumo: Este estudo se propôs a analisar o setor educacional de Juiz de Fora afim de investigar se a cidade pode ser considerada um polo educacional da região e se o mesmo contribui para o desenvolvimento local. Sob uma ótica quantitativa e também qualitativa foi feita uma pesquisa descritiva documental mediante o levantamento de dados relativos ao setor, como o número de estabelecimentos de ensino básico e superior, número de matrículas, concluintes, docentes, bem como renda média e informações sobre áreas direta ou indiretamente ligadas ao setor educacional. Foi possível verificar que o setor é um polo educacional da região e contribui em vários níveis para o desenvolvimento da cidade. Também foi abordado o conceito de Arranjos Produtivos Locais, mas o trabalho não se propõe a afirmar, se o setor educacional pode ser caracterizado como um desses arranjos, apesar de os dados apontarem que o mesmo é fundamental para o surgimento ou manutenção de outros arranjos. Nem todos referenciais teóricos são utilizados para o objetivo principal do trabalho, mas foram inseridos para levantar questões relevantes à educação. Os resultados são relevantes para possivelmente direcionar as tomadas de decisão por parte dos planejadores de políticas públicas na direção do setor educacional, além de contribuir para o conhecimento do setor na cidade.
Resumen : This study aimed to analyze the educational sector of Juiz de Fora in order to investigate whether the city can be considered an educational center in the region and whether it contributes to local development. From a quantitative and qualitative point of view, a descriptive documentary research was carried out by collecting data related to the sector, such as the number of basic and higher education establishments, number of enrollments, graduates, teachers, as well as average income and information on direct areas. or indirectly linked to the education sector. It was possible to verify that the sector is an educational center in the region and contributes at various levels to the development of the city. The concept of Local Productive Arrangements was also addressed, but the work does not propose to state whether the educational sector can be characterized as one of these arrangements, despite the data indicating that it is fundamental for the emergence or maintenance of other arrangements. Not all theoretical references are used for the main objective of the work, but they were inserted to raise questions relevant to education. The results are relevant to possibly direct decision-making by public policy planners towards the educational sector, in addition to contributing to the knowledge of the sector in the city.
Palabras clave : Desenvolvimento local
Desenvolvimento regional
Ensino básico
Ensino superior
Arranjos Produtivos Locais
Mapeamento
Local Development
Regional Development
Basic Education
University Education
Local Productive Arrangements
Mapping
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13923
Fecha de publicación : 21-feb-2022
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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