https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13934
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Escolaublicaigualdadeepluralidadenocapitalismocontemporaneo.pdf | 919.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Rubens Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T20:56:53Z | - |
dc.date.available | 2022-03-03 | - |
dc.date.available | 2022-03-15T20:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34019/ufjf.ebook.2021.00009 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-89512-08-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13934 | - |
dc.description | Ralph Ings Bannell - Prefácio | pt_BR |
dc.description | Gaudêncio Frigotto - Posfácio | pt_BR |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Escola pública: igualdade e pluralidade no capitalismo contemporâneo analisa as contradições da globalização capitalista. Salienta as especificidades do impacto da globalização sobre a sociedade e a escola pública brasileira. Ressalta-se a centralidade da igualdade na luta pela conquista da pluralidade e da diferença como um rico processo de individualização. Situa a escola pública no bojo das lutas por democratização, considerando sua contribuição na articulação das experiências subjetivas que formam identidades e diferenças em torno de um projeto político-pedagógico voltado para a transformação social, sobretudo na sociedade brasileira. A partir do dilema redistribuição-reconhecimento que atravessa a escola pública brasileira, destaca-se que a pluralidade de culturas, de identidades e de diferenças constitui-se a partir da perspectiva do trabalho como princípio vital de criação humana, potencializando a pluralidade pela centralidade da relação pedagógica estabelecida entre educador e educando e pela superação dos mecanismos de dominação, subalternização e opressão presentes na escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Escola pública : igualdade e pluralidade no capitalismo contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Appears in Collections: | E-books EDUFJF |
This item is licensed under a Creative Commons License