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dc.contributor.advisor1Betarelli Jr, Admir Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.referee1Faria , Weslem Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105225659516241pt_BR
dc.contributor.referee2Proque, Andressa Lemes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481870125551267pt_BR
dc.creatorFernandes, Pedro Augusto Queiroz-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T20:22:32Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-03-17T20:22:32Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13943-
dc.description.abstractThe passenger’s air transport sector in Brazil evolved concomitantly with the growth of the country's GDP throughout the 20th and 21st centuries. The constant growth in the number of passengers transported was benefited by technological advances in aviation, which reduced operating costs and enabled viable connections between isolated cities in the country. In the last 30 years, this market has received political measures aimed at deregulation, increased competition, privatization and infrastructure’s investments. This scene presented a turning point, as well as across the globe, in the year 2020. The pandemic outbreak caused by the coronavirus was responsible for the biggest retraction in the century-old history of this sector. In 2021, after society reacts to the outbreak with sanitary measures and vaccination of populations, the discussion on what the economic recovery will look like is socially relevant. The main objective of this monograph is to evaluate the role of the recovery of the passenger air sector in the Brazilian economy in short-term scenarios. To accommodate this task, this research used a dynamic-resource Computable General Equilibrium (CGE) model. It was concluded that a faster resumption of the passenger air transport sector has a positive impact on the country's economy. This impact diminishes as the resume speed is slower. This comparison between possibilities of recovery is carried out in this work through the definition of three scenarios. Scenario three, which represents a resumption of the sector until June 2023, is considered the optimistic scenario. Scenario one, on the other hand, represents a more pessimistic view, predicting a recovery only in June 2024. In addition to these two extremes, scenario 2 predicts a middle ground, estimating the sector's recovery until December 2023.pt_BR
dc.description.resumoO setor de transporte aéreo de passageiros no Brasil evoluiu concomitante com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país ao longo dos séculos XX e XXI. O constante crescimento do número de passageiros transportados foi beneficiado pelos avanços tecnológicos da aviação, que reduziram custos de operação e possibilitaram conexões viáveis entre cidades isoladas do país. Nos últimos 30 anos, esse mercado recebeu medidas políticas que visavam desregulamentação, ampliação da concorrência, privatizações e investimentos em infraestrutura. Esse cenário apresentou um ponto de virada, assim como em todo o globo, no ano de 2020. O surto pandêmico causado pelo coronavírus foi responsável pela maior retração na centenária história desse setor. Em 2021, após a sociedade reagir ao surto com medidas sanitárias e vacinação das populações, a discussão sobre como será a retomada econômica se apresenta socialmente relevante. A presente monografia tem por objetivo principal avaliar o papel da recuperação do setor aéreo de passageiros na economia do Brasil em cenários de curto prazo. Para acomodar essa tarefa, esta pesquisa utilizou um modelo dinâmico-recursivo de Equilíbrio Geral Computável. Foi concluído que uma retomada mais rápida do setor de transporte aéreo de passageiros impacta positivamente na economia do país. Esse impacto diminui conforme a velocidade de retomada é mais lenta. Essa comparação entre possibilidades de retomada é realizada neste trabalho através da definição de três cenários. O cenário três, que representa uma retomada do setor até junho de 2023, é considerado o cenário otimista. Já o cenário um, representa uma visão mais pessimista, prevendo uma retomada apenas em junho de 2024. Além desses dois extremos, o cenário 2 prevê um meio termo, estimando a retomada do setor até dezembro de 2023.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTransporte Aéreo de passageirospt_BR
dc.subjectEquilíbrio Geral Computávelpt_BR
dc.subjectPolíticas de Subsídiopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectAviação Civilpt_BR
dc.subjectPassenger Air Transportpt_BR
dc.subjectComputable General Equilibriumpt_BR
dc.subjectSubsidy Policiespt_BR
dc.subjectCivil Aviationpt_BR
dc.subject.cnpqEquilíbrio Geral Computávelpt_BR
dc.titleCiclos de negócio: o papel da recuperação do setor aéreo de passageiros a partir do período do COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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