https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13946
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
delaneteodoradeoliveiraleonardo.pdf | PDF/A | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
delaneteodoradeoliveiraleonardo-cadernopedagogico.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental II |
Autor(es): | Leonardo, Delane Teodora de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Elza de Sá |
Membro da banca: | Mathias, Érika Kelmer |
Membro da banca: | Silva, Alexander Meireles da |
Resumo: | O presente trabalho, concebido no âmbito do ProfLetras-UFJF, tem por finalidade apresentar uma proposta interventiva para o ensino da Literatura no sétimo ano do Ensino Fundamental, buscando ampliar o repertório dos alunos acerca do Espaço Narrativo, através da análise dessa categoria na obra O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. A escolha pela obra de Tolkien ocorreu pelo fato de o autor ambientar sua narrativa na Terra-Média, um espaço fictício criado por ele, num processo que ele próprio denomina “subcriação”, e que resgata elementos de contos de fadas e de antigos mitos anglo-saxões e cristãos (CARPENTER, 2018; CHEVALIER; GHEERBRANT, 2019; KIRMSE, 2003; KLAUTAU, 2019; LANGER, 2015; TOLKIEN, 2015). A pesquisa partiu do estudo das dimensões tradicionalmente atribuídas à categoria narrativa de Espaço - física, social e psicológica - para uma perspectiva mais aprofundada, em torno das nuances de significado geradas pelas concepções de lugar, cenário, natureza, território, ambiente e atmosfera, bem como de suas implicações para a compreensão do Espaço na narrativa e de suas múltiplas funções (ABDALA JÚNIOR, 1995; BORGES FILHO, 2020). A pesquisa respaldouse, ainda, em referencial teórico relacionado à natureza e importância da literatura (ANTONIO CANDIDO, 2004) e como abordá-la adequadamente em sala de aula (COLOMER, 2007), de modo a desenvolver práticas de letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009) e a ampliar o repertório do jovem leitor (EVEN-ZOHAR, 2013; ISER, 1996). Elaborou-se uma proposta de intervenção com uma sequência didática que visa a levar os alunos a perceberem a complexidade do Espaço Narrativo na obra selecionada, processando essa informação em seus inventários espaciais, identificando-lhe as características e as funções que realiza no contexto narrativo. Tal proposta encontra-se detalhadamente exposta no Caderno Pedagógico que acompanha esta dissertação, a fim de que outros professores possam vir a conhecê-la e, caso desejem, aplicá-la. |
Abstract: | This paper, conceived within the scope of Prof. Letters-UFJF, aims to present an interventional proposal for teaching Literature in the seventh year of Elementary School, seeking to expand the students' repertoire about the Narrative Space, by studying this category in JRR Tolkien's The Hobbit. The choice for Tolkien's work arose from the fact that the author sets his narrative in Middle-Earth, a fictitious space created by him, in a process that he, by himself, calls “sub-creation”, and which rescues elements of fairy tales and of ancient Anglo -Saxon and Christian myths (CARPENTER, 2018; CHEVALIER; GHEERBRANT, 2019; KIRMSE, 2003; KLAUTAU, 2019; LANGER, 2015; TOLKIEN, 2010). The research started from the study of the dimensions traditionally attributed to the narrative category of Space – physical, social, and psychological – to a deeper perspective, around the nuances of meaning generated by the conceptions of place, scenery, nature, territory, environment, and atmosphere, as well as his propositions for the understanding of Space in the narrative and its multiple functions (ABDALA JÚNIOR, 1995; BORGES FILHO, 2020). The study was also supported by a theoretical framework related to the nature and importance of literature (ANTONIO CANDIDO, 2004) and how to adequately address it in classroom (COLOMER, 2007), in order to develop literary literacy (PAULINO; COSSON, 2009) and to expand the repertoire of the young reader (EVEN-ZOHAR, 2013; ISER, 1996). We developed a proposal for intervention, aiming to make the students realize the complexity of the Narrative Space in the selected work, processing such information in their spatial inventories, identifying its features and functions in the narrative context. This proposal is exposed in detail in the Pedagogical Section that accompanies this dissertation, so that other teachers can come to know it and if they wish to apply it in their classes |
Palavras-chave: | Espaço narrativo Tolkien Fantasia Ensino de literatura Repertório literário Narrative space Fantasy Teaching literature Literary repertoire |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00411 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13946 |
Data do documento: | 10-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons