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Tipo: Tese
Título: Gênero videoanimação e Arquitetura Multimodal: análise semiótica e contribuições para a formação docente
Autor(es): Fonseca, Jaciluz Dias
Primeiro Orientador: Silva, Marta Cristina da
Membro da banca: Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
Membro da banca: Araújo, Antonia Dilamar
Membro da banca: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Ribeiro, Patrícia Nora de Souza
Resumo: Os gêneros multimodais cujo suporte são os contextos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano. Tendo isso em vista, os documentos oficiais em que se pauta o currículo escolar evidenciam a importância do trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) inclui gêneros multimodais para o ensino de Língua Portuguesa. Como é possível contribuir para que professores/as e alunos/as estejam mais preparados/as para ler de modo crítico e usar eficientemente esses gêneros textuais? Elegeu-se o gênero videoanimação como corpus de análise desta pesquisa, a fim de contribuir para uma formação docente que auxilie no trabalho com letramentos e multiletramentos (SELBER, 2004; ROJO; MOURA, 2019) junto aos/às alunos/as. Para tanto, esta tese teve dois objetivos: desenvolver uma teoria de análise semiótica para videoanimações; e oferecer ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem aos/às professores/as abordarem esse gênero no ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa. Para alcançar tais propósitos, primeiramente fez-se uma análise detalhada do gênero videoanimação, buscando compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre aspectos verbais, tendo como base os referenciais teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2012), e aspectos visuais, com base na Gramática do Design Visual – GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Foram utilizados, ainda, os 12 Princípios da Animação da Disney (THOMAS; JOHNSTON, 1995), que complementam a análise de atributos característicos dos movimentos no desenho; e suportes teóricos que embasam a compreensão da sonoplastia nos desenhos animados (FURNISS, 2014). Sobre esses pilares se fundamentou a Arquitetura Multimodal, teoria proposta por esta tese para a análise de videoanimações, a qual busca compreender os efeitos de sentido decorrentes da relação entre as linguagens verbal, visual e sonora. Para tanto, a aplicabilidade de tal abordagem foi demonstrada por meio da análise semiótica do curta Guaxuma (2018), de Nara Normande. E, com vistas a verificar se a Arquitetura Multimodal é efetiva no trabalho com esse gênero textual, realizou-se o curso on-line Videoanimação nas aulas de Língua Portuguesa. Planejado por meio de um design educacional (MATTAR, 2014), o curso foi realizado a distância (MORAN, 2017), buscando contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de Língua Portuguesa da cidade de Lavras, Minas Gerais. Com base em tal instrumento de pesquisa, empregou-se uma abordagem qualitativa (ANDRÉ, 2011), a fim de demonstrar como a Arquitetura Multimodal foi validada na perspectiva dos/as participantes do curso. Então, por meio das discussões ora empreendidas, espera-se contribuir para a formação de futuros/as professores/as e de docentes que já atuam em sala de aula. Tal contribuição procura tanto dar suporte teórico quanto instrumentos práticos para se desenvolverem atividades pedagógicas que utilizem o gênero videoanimação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Abstract: The multimodal genres developed in a digital context are increasingly becoming present in everyday life. Taking this into account, the official documents that guide the school curriculum show the importance of working with Digital Information and Communication Technology (DICT). In this sense, the Brazilian National Curriculum - Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) includes multimodal genres in the Portuguese Language teaching. How is it possible to contribute so that teachers and students are more prepared to critically read and efficiently use these textual genres? The video animation genre was chosen as this research's corpus for analysis in order to contribute to a teacher training concerned about working with literacy and multiliteracies (SELBER, 2004; ROJO; MOURA, 2019) with students. Therefore, this thesis has two objectives: developing a theory of semiotic analysis for video animation; and offering didactic-pedagogical tools that enable teachers to approach this genre in the Portuguese Language teaching-learning process. To achieve these purposes, it was first carried out a detailed analysis of the video animation genre, seeking to understand the meaning effects interpreted from the relationship between verbal aspects, based on the theoretical frameworks of Socio-discursive Interactionism - SDI (BRONCKART, 2012), and visual aspects, based on the Grammar of Visual Design – GVD (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Disney's 12 Animation Principles (THOMAS; JOHNSTON, 1995) were also used, complementing the analysis of characteristic attributes of motion in animation; in addition to theoretical basis that support the understanding of sound design in animated cartoons (FURNISS, 2014). On these pillars we based the Multimodal Architecture, the theory proposed by this thesis for video animations' analysis, which seeks to understand the effects of meaning caused by the relation between verbal, visual, and sound languages. Therefore, we demonstrated the applicability of such approach through the semiotic analysis of the short film Guaxuma (2018), by Nara Normande. Moreover, aiming to verify the Multimodal Architecture effectiveness when working with this textual genre, we provided the online course Video animation in Portuguese Language classes. Planned through an educational design (MATTAR, 2014), we offered the e-learning course (MORAN, 2017) seeking to contribute to the Portuguese Language teacher's initial and continued education, in Lavras, Minas Gerais. Based on this research instrument, we used a qualitative perspective (ANDRÉ, 2011), in order to demonstrate how the Multimodal Architecture was validated from the perspective of the course participants. And, thus, the two objectives of this thesis were fulfilled. We expected, then, through the discussions undertaken, to contribute to the formation of future teachers and teachers who already work in the classroom. This contribution seeks to provide both theoretical support and practical tools to develop pedagogical activities that use the video animation genre in the Portuguese Language teaching-learning process.
Palavras-chave: Gênero videoanimação
Multiletramentos
Formação docente
Arquitetura multimodal
Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)
Gramática do Design Visual (GDV)
Video animation genre
Multiliteracies
Teacher training
Multimodal Architecture
Socio-discursive Interactionism (SDI)
Grammar of Visual Design (GVD)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00005
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14010
Data do documento: 9-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Linguística (Teses)



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