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Tipo: Dissertação
Título: Desertos de notícias na região da zona da mata mineira: produção e carência de informação local
Autor(es): Martins, Cézar Franco dos Santos
Primeiro Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Co-orientador: Moreira, Sonia Virgínia
Membro da banca: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Membro da banca: Deolindo, Jacqueline da Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito investigar a oferta de informação local em três municípios da Zona da Mata Mineira caracterizados como desertos de notícias: Cipotânea, Santa Bárbara do Monte Verde e Sericita. Usa como referência principal o conceito de desertos de notícias desenvolvido por Abernathy (2016) para identificar lugares, neste caso municípios, que não possuem nenhum veículo de comunicação local, de acordo com o Atlas da Notícia - plataforma desenvolvida pela ProJor que começou a explorar o conceito no território brasileiro, em 2017. Tem como principal questão: o que é ser um deserto de notícias na Zona da Mata Mineira? Se debruça na identificação de possíveis produções de informação local e no consumo de notícias por parte dos habitantes das localidades. A presente pesquisa leva em consideração aspectos como: a concentração na indústria de mídia no Brasil; a centralização de conteúdo e geográfica; o direito à comunicação; e a carência de informação local no território brasileiro. Para aplicação do conceito central, este estudo utiliza como base ainda a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil para coletar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Foram realizadas entrevistas com os produtores de informação identificados e também aplicação de questionário com habitantes dos três municípios.
Abstract: This research aims to investigate the supply of local information in three municipalities in the Zona da Mata Mineira characterized as news deserts: Cipotânea, Santa Bárbara do Monte Verde and Sericita. It uses as its main reference the concept of news deserts developed by Abernathy (2016) to identify, in this case, municipalities that do not have any local communication vehicles, according to Atlas da Notícia - a platform developed by ProJor that began to explore the concept. in Brazilian territory, in 2017. Its main question is: what does it mean to be a news desert in the Zona da Mata Mineira? It focuses on the identification of possible productions of local information and on the consumption of news by the inhabitants of the localities. This research takes into account aspects such as: concentration in the media industry in Brazil; the centralization of content and geography; communication rights; and the lack of local information in the Brazilian territory. In order to apply the central concept, this study also uses the Research Regions of Influence of Cities, from the Brazilian Institute of Geography and Statistics; and the Atlas of Human Development in Brazil for the Municipal Development Indexes (HDMI). Interviews were carried out with the identified information producers and an application was also made with the population of the three municipalities.
Palavras-chave: Desertos de notícias
Direito à comunicação
Informação local
Zona da Mata Mineira
News deserts
Communication rights
Local information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14073
Data do documento: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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