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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação educacional: o ENEM e a Teoria de Resposta ao Item - TRI
Autor(es): Almeida, Caroline Chinelato Silveira de
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis
Membro da banca: Mazorche, Sandro Rodrigues
Membro da banca: Miyagaki, Olímpio Hiroshi
Resumo: A ideia deste trabalho surgiu da percepção de que muitos professores e educadores, ao longo do Brasil, conheciam pouco sobre as avaliações em larga escala. Portanto, este trabalho visa fornecer elementos que permitam uma melhor compreensão sobre as avaliações educacionais por professores/educadores e gestores no Brasil. Nele abordamos os conceitos atrelados a avaliação educacional no Brasil, em especial ao Exame Nacional do Ensino Médio. Após um breve panorama dessas avaliações no Brasil, apresentamos o conceito de Matriz de Referência bem como a Matriz de Referência de Matemática utilizada no ENEM. Apresentamos também, um breve embasamento teórico que norteia essas avaliações, a Teoria Clássica dos Testes - TCT e a Teoria de Resposta ao Item - TRI. Para exemplificar a utilização da Teoria de Resposta ao Item e a Teoria Clássica dos Testes foram selecionadas habilidades ao longo das edições do ENEM, desde 2009 até 2018, e foram feitas análises pedagógicas de alguns itens selecionados de 2018 que contemplam tais habilidades. Essas análises foram feitas segundo a utilização dessas duas teorias, e estão enriquecidas com alguns apontamentos pedagógicos e de construção/elaboração de itens. Portanto, finalizamos com essa abordagem pedagógica, fornecendo noções básicas de elaboração de itens.
Abstract: The idea of this work arose from the perception that many teachers and educators, throughout Brazil, knew little about large-scale assessments. Therefore, this work aims to provide elements that allow teachers and managers to better understand this scenario. It addresses the concepts related to educational assessment in Brazil, especially the National High School Exam. After a brief overview of these assessments in Brazil, we present the concept of Reference Matrix as well as the Mathematical Reference Matrix used in ENEM. We also present a brief theoretical basis that guides these evaluations, the Classic Test Theory - TCT and the Item Response Theory - TRI. To exemplify the use of Item Response Theory and the Classic Test Theory, skills were selected throughout the editions of ENEM, from 2009 to 2018, and pedagogical analyzes were made of selected items from 2018 that contemplate such skills. These analyzes were made according to the use of these two theories, and are enriched with pedagogical notes and construction / elaboration of items. Therefore, we end with this pedagogical approach, providing basic notions of elaboration of items.
Palavras-chave: ENEM
Matriz de referência
Teoria Clássica dos Testes
Teoria de Resposta ao Item
Reference matrix
Classical Test Theory
Item Response Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00094
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14121
Data do documento: 16-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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