https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14211
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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maiconamaralguimaraes.pdf | PDF/A | 5.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Absenteísmo-doença entre docentes: o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora |
Autor(es): | Guimarães, Maicon Amaral |
Primeiro Orientador: | Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima |
Membro da banca: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Silva, Kelly da |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e teve como objetivo encontrar de que forma a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a assistência à saúde de seus profissionais docentes, tendo em vista as elevadas taxas de absenteísmo causado por doença entre estes profissionais e dada a importância destes para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A pesquisa desenvolveu-se a partir da análise dos dados referentes aos afastamentos nos últimos seis anos, identificando as principais doenças bem como mapeando os setores com maior ocorrência. A partir de um estudo qualitativo, pretendeu-se obter, por meio da percepção dos próprios professores, quais fatores ligados ao ambiente de trabalho contribuem para a ocorrência de afastamentos e também de que forma esses profissionais percebem os esforços envidados pelos setores da UFJF para a promoção da saúde. Além disso, foram ouvidos, em entrevistas semiestruturadas, os atores que desempenham funções capazes de exercer influência nas ações de assistência e promoção à saúde dos servidores docentes. Dentre os principais agravos à saúde dos professores, destacaram-se os transtornos mentais e os de comportamento. Por meio da análise dos dados obtidos nas pesquisas de campo e documental, foram identificados fatores relacionados ao ambiente laboral que pressupõem a ocorrência de afastamentos, tais como o excesso da carga de atividades, devido à necessidade de produção acadêmica, e os problemas de relacionamento interpessoal. Apesar da existência de ações de promoção à saúde dos servidores, a falta de reconhecimento por parte dos docentes sugere limitações. Neste cenário, foi proposto um Plano de Ação Educacional com o objetivo de indicar novos caminhos, fundamentado em cursos de capacitação e no fortalecimento das políticas existentes por meio de campanhas de divulgação |
Abstract: | This dissertation was developed in the Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education of the Public Policies Center and Education Evaluation and aimed to find out how the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) promotes health care for its teaching professionals, given the high rates of absenteeism caused by illness among these professionals, and given their importance for the development of Teaching, Research and Extension activities. The study was developed through the analysis of data referring to absences in the last six years, identifying the main diseases as well as mapping the sectors with the highest occurrence. From a qualitative study, it was intended to obtain, through the perception of the professors themselves, which factors related to the work environment contribute to the occurrence of absences, and also, how these professionals perceive the efforts made by the UFJF sectors for health promotion. Besides, semi-structured interviews were carried out with the actors who perform functions capable of exerting influence on the assistance and health promotion actions of teaching staff. Among the main health problems of professors, mental and behavioral disorders stood out. Through the analysis of the data obtained in the field and documentary research, we identified factors related to the work environment that presuppose the occurrence of absences, such as the overload of activities, due to the need for academic production and interpersonal relationship problems. Despite the existence of actions to promote the health of civil servants, the lack of recognition on the part of professors suggests limitations. In this scenario, an Educational Action Plan was proposed to indicate new ways, based on training courses and the strengthening of existing policies through dissemination campaigns. |
Palavras-chave: | Absenteísmo Saúde Bem-estar Docente UFJF Absenteeism Health Well-being Professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00128 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14211 |
Data do documento: | 29-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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