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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Difusão da educação financeira no Brasil após o decreto n. 7.397 de 2010: uma análise exploratória
Autor(es): Castro, Larissa Maria Lemos de
Primeiro Orientador: Borges, Sergio Louro
Membro da banca: Santos, John Leno Castro dos
Resumo: A estabilidade econômica iniciada na década de 1990 favoreceu na expansão da oferta de crédito no país, facilitando o consumo por parte da população, mas criando o principal tipo de dívida dos brasileiros. A educação financeira possibilita às famílias organizarem seu orçamento estabelecendo os limites para o melhor uso de sua renda. Posto isto, o objetivo deste trabalho foi analisar, a partir da instauração do decreto no 7.397 de 2010, que estabelece a Estratégia Nacional da Educação Financeira – ENEF - o cenário da educação financeira e do endividamento no Brasil. Para tanto, foram utilizados dados secundários de fontes nacionais a fim de compreender a evolução do nível de educação financeira e de endividamento dos brasileiros. Os resultados obtidos indicam que, apesar da expansão das iniciativas relacionadas à educação financeira, os brasileiros ainda apresentam saúde financeira aquém do ideal, reflexo disto é o endividamento familiar em 2021 ter atingido o maior percentual em onze anos, chegando a 76,3%. Além disso, pode ser identificado que os fatores socioeconômicos influenciam diretamente na absorção da educação financeira e na gestão de recursos financeiros dos brasileiros. Dessa forma evidencia-se a necessidade de ampliação das políticas que visem aumentar o nível de educação financeira da população, e, consequentemente, reduzir a propensão ao endividamento dos brasileiros, com destaque para as mulheres a população de renda mais baixa.
Abstract: The economic stability started in the 1990s favored the expansion of credit supply in the country, facilitating consumption by the population, but creating the main type of debt for Brazilians. Financial Education enables families to organize their budget by setting limits for the best use of their incomes. Based on it, the objective of this study was to analyze, from the establishment of decree no 7.397 of 2010, which establishes the National Strategy for Financial Education - ENEF - the scenario of financial education and indebtedness in Brazil. For this purpose, secondary data from national sources were used in order to understand the evolution of Brazilians' level of financial education and indebtedness. The results obtained indicate that, despite the expansion of initiatives related to financial education, Brazilians still have less than ideal financial health, as a consequence, the family indebtedness in 2021 has reached the highest percentage in eleven years, reaching 76.3%. In addition, it can be identified that socioeconomic factors directly influence the absorption of financial education and the management of financial resources capacity by Brazilians. Thus, it is necessary the expansion of the policies aimed at increasing the level of financial education of the population is evident, and, consequently, reducing the propensity to indebtedness of Brazilians, especially women and the lower income population.
Palavras-chave: Educação financeira
ENEF
Endividamento
Crédito
Consumo
Poupança
Financial education
Indebtedness
Credit
Consumption
Savings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14311
Data do documento: 28-Jul-2022
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Campus GV



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