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Type: Tese
Title: Ficção científica e história: utopias, distopias e regimes de historicidade
Author: Rodrigues, Luiz Antonio Belletti
First Advisor: Perlatto, Fernando
Referee Member: Caldeira Neto, Odilon
Referee Member: Ribeiro, Naira dos Santos
Referee Member: Bentivoglio, Júlio César
Referee Member: Theophilo, Gabriela
Resumo: Nesta tese pretendo refletir de que maneira a ficção científica (FC) pode ser compreendida como uma espécie de “antena do mundo” no qual é produzida e como a sua relação com a História é seminal, constituindo um campo de análise importante para a historiografia e para a Teoria da História. Para tanto, discuto o papel da FC, especialmente das utopias e distopias, relacionando-as com o debate historiográfico, principalmente com o conceito de “presentismo” e a construção de uma nova consciência histórica. A proeminência deste gênero literário nas últimas décadas nos mais diversos campos da indústria cultural reflete as angústias, sonhos e sentimentos dos mundos nos quais as obras são reproduzidas, tornando-as referências para o estudo histórico destes contextos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, analiso obras de ficção científica que representam três períodos emblemáticos da história do mundo ocidental nos últimos cem anos, a saber a Guerra Fria, a Queda do Muro de Berlim e o ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, com o intuito de relacionar história e literatura. Pretendo, a partir das obras dos escritores Isaac Asimov, Kim Stanley Robinson e Suzane Collins, refletir de que maneira estas narrativas abordam os regimes de historicidade em que estão inseridas e evidenciam as tensões e as problematizações destes regimes. A análise dos livros seguiu o método da Semiótica Textual, particularmente a teoria da análise narrativa, conforme descrito por Ciro Flamarion Cardoso.
Abstract: In this thesis I intend to reflect on how science fiction (SF) can be understood as a kind of “antenna of the world” in which it is produced and how its relationship with History is seminal, constituting an important field of analysis for historiography and for the Theory of History. To this end, I discuss the role of SF, especially utopias and dystopias, relating them to the historiographical debate, especially with the concept of “presentism” and the construction of a new historical consciousness. The prominence of this literary genre in recent decades in the most diverse fields of the cultural industry reflects the anxieties, dreams and feelings of the worlds in which the works are reproduced, making them references for the historical study of these contexts. For the development of this research, I analyze science fiction works that represent three emblematic periods of the history of the western world in the last hundred years, namely the Cold War, the fall of the Berlin Wall and the attack on the Twin Towers of the World Trade Center, with the aim of relating history and literature. Based on the works of writers Isaac Asimov, Kim Stanley Robinson and Suzanne Collins, I intend to reflect on how these narratives approach the regimes of historicity in which they are inserted and highlight the tensions and problematizations of these regimes. The books analysis followed the method of Textual Semiotics, particularly the theory of narrative analysis, as described by Ciro Flamarion Cardoso.
Keywords: Ficção científica
Utopia
Distopia
Regimes de historicidade
Presentismo
Science fiction
Utopia
Dystopia
Regimes of historicity
Presentism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00040
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14352
Issue Date: 1-Jul-2022
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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