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dc.contributor.advisor1Betarelli Júnior, Admir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Proque, Andressa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481870125551267pt_BR
dc.contributor.referee1Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves-
dc.creatorSouza, Técia Cristina Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T12:50:51Z-
dc.date.available2022-08-12-
dc.date.available2022-09-01T12:50:51Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14387-
dc.description.abstractSustainable urban mobility has precedents that play a relevant role in the development of a country, as it broadens the perspective of both economic development and environmental issues, such as reducing pollutants, and social issues, liked to population well-being. The current debate on urban passenger transport is a concern for this economic and environmental discussion present in Brazilian metropolises. This kind of transport service indirectly and directly affects families, with consequences to the family budget and the daily life of Brazilian's. This monograph seeks, therefore, to contribute to the discussions on accelerated urbanization, public policies aimed at more sustainable transport and the mobility of individuals. For this, it was developed in the course of this work, the study of the theories that explain urban mobility in cities and how this process took place in Brazilian territory, focusing on the Metropolitan Regions. Thus, this monograph has as main objective to analyze the process of urban expansion in Brazilian metropolises, seeking the main theoretical and empirical discussions regarding the urbanization process and making use of some statistical information from the 2010 Demographic Census. In particular, the work makes an exploratory and descriptive analysis of data from several national surveys. The conclusive results showed alternative paths that explain the increase in the use of individual transport and the reduction in the use of public transport in Brazilian metropolitan regions, in addition, the need for revisions in public policies at the national level of urban mobility was detected. Finally, it is understood that more effective public policies are necessary for articulation at different sectoral levels, such as economic, housing, health, education and transport policies.pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana sustentável possui precedentes que desempenham um papel relevante para o desenvolvimento de um país, pois amplia a ótica tanto do desenvolvimento econômico, quanto de questões ambientais, como redução de poluentes, e sociais, ligadas ao bem-estar da população. O debate em curso sobre o transporte urbano de passageiros é uma preocupação para essa discussão econômica e ambiental presente nas metrópoles brasileiras. Esse tipo de serviço de transporte afeta indireta e diretamente as famílias, com consequências sobre o orçamento familiar e o próprio dia a dia do brasileiro. Esta monografia busca, pois, contribuir com as discussões sobre a urbanização acelerada, as políticas públicas que visem um transporte mais sustentável e a mobilidade dos indivíduos. Para isso, foi desenvolvido no decorrer deste trabalho, o estudo sobre as teorias que explicam a mobilidade urbana nas cidades e como se deu esse processo no território brasileiro, dando enfoque as Regiões Metropolitanas. Dessa maneira, esta monografia tem por objetivo principal analisar o processo de expansão urbana nas metrópoles brasileiras, buscando as principais discussões teóricas e empíricas referentes ao processo de urbanização e fazendo uso de algumas informações estatísticas do Censo Demográfico de 2010. Em especial, o trabalho faz uma análise exploratória e descritiva de dados de diversas pesquisas nacionais. Os resultados conclusivos mostraram caminhos alternativos que explicam o aumento do uso de transporte individual e a redução do uso do transporte público nas regiões metropolitanas brasileiras, além disso, foi detectado a necessidade de revisões nas políticas públicas a nível nacional de mobilidade urbana. Por fim, entende-se que políticas públicas mais efetivas são necessárias para a articulação em diferentes níveis setoriais, como na política econômica, de habitação, saúde, educação e transporte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectTransporte urbano de passageirospt_BR
dc.subjectAnálise exploratóriapt_BR
dc.subjectAnálise descritiva de dadospt_BR
dc.subjectUrbanizationpt_BR
dc.subjectUrban passenger transportpt_BR
dc.subjectExploratory and descriptive data analysispt_BR
dc.subject.cnpqEconomia Urbanapt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.subject.cnpqEconomia Regional e Urbanapt_BR
dc.titleUrbanização, mobilidade urbana sustentável e transporte público : uma caracterização para a economia brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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