Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1443
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
magdacristinadeoliveiradias.pdf681.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O uso do origami como recurso didático-metodológico para o ensino de geometria
Autor(es): Dias, Magda Cristina de Oliveira
Orientador: Casagrande, Rogério
Miembros Examinadores: Veloso, Marcelo Oliveira
Miembros Examinadores: Mazorche, Sandro Rodrigues
Resumo: O ensino da Matemática, em geral, é considerado muito difícil e desinteressante para muitos alunos, logo precisamos desenvolver atividades motivadoras que despertem o interesse dos mesmos. Desta forma, este trabalho tem por objetivo propor atividades que abordem conceitos e noções de Geometria plana e espacial, usando como recurso pedagógico o Origami. O uso das dobraduras tornam as aulas mais dinâmicas, prazerosas e contribui significativamente para a interação e participação dos alunos na formação de conceitos e conhecimentos. Além de melhorar a concentração e a autoestima dos alunos, o recurso da experimentação permite aos alunos a formulação de conjecturas e a exploração de suas características através do contato. O Origami, além de contribuir para uma aprendizagem efetiva, possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação geral do aluno, como a interdisciplinaridade, a disciplina, o trabalho em equipe, o raciocínio, a concentração entre outras.
Resumen : The teaching of mathematics in general is considered, by many students, very difficult and uninteresting. We must immediately develop motivating activities that arouse the their interest. In this way, this work aims to propose activities adchessing concepts and notions of plane and spatial geometry, using Origami as a pedagogical resource. The use of folds make the classes more dynamic, pleasurable and contributes significantly for interaction and partcipation of students in training concepts and knowledge. In addition to improving concentration and self-esteem of students, the trial feature allows students to formulate conjectures and exploitation of their characteristics througer contact. The Origami contributes for effective learning, enables the development of important skills for the general education of the student such as interdisciplinarity, teamwork, reasoning, concentration and others.
Palabras clave : Ensino
Geometria
Origami
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1443
Fecha de publicación : 15-ago-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.