Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1443
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
magdacristinadeoliveiradias.pdf681.32 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Veloso, Marcelo Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739764Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.creatorDias, Magda Cristina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T13:14:00Z-
dc.date.available2016-05-10-
dc.date.available2016-06-15T13:14:00Z-
dc.date.issued2015-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1443-
dc.description.abstractThe teaching of mathematics in general is considered, by many students, very difficult and uninteresting. We must immediately develop motivating activities that arouse the their interest. In this way, this work aims to propose activities adchessing concepts and notions of plane and spatial geometry, using Origami as a pedagogical resource. The use of folds make the classes more dynamic, pleasurable and contributes significantly for interaction and partcipation of students in training concepts and knowledge. In addition to improving concentration and self-esteem of students, the trial feature allows students to formulate conjectures and exploitation of their characteristics througer contact. The Origami contributes for effective learning, enables the development of important skills for the general education of the student such as interdisciplinarity, teamwork, reasoning, concentration and others.pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática, em geral, é considerado muito difícil e desinteressante para muitos alunos, logo precisamos desenvolver atividades motivadoras que despertem o interesse dos mesmos. Desta forma, este trabalho tem por objetivo propor atividades que abordem conceitos e noções de Geometria plana e espacial, usando como recurso pedagógico o Origami. O uso das dobraduras tornam as aulas mais dinâmicas, prazerosas e contribui significativamente para a interação e participação dos alunos na formação de conceitos e conhecimentos. Além de melhorar a concentração e a autoestima dos alunos, o recurso da experimentação permite aos alunos a formulação de conjecturas e a exploração de suas características através do contato. O Origami, além de contribuir para uma aprendizagem efetiva, possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação geral do aluno, como a interdisciplinaridade, a disciplina, o trabalho em equipe, o raciocínio, a concentração entre outras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso do origami como recurso didático-metodológico para o ensino de geometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.