Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14505
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leisesantosvieira.pdf981.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leisesantosvieira-produtoeducacional.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cruz, Willian José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8933165256939711pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorVieira, Leíse Santos-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T14:40:37Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-09-27T14:40:37Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14505-
dc.description.abstractThis scientific production is a qualitative, bibliographic and explanatory research to obtain a Master's degree at the Postgraduate Program in Mathematics Education at the Federal University of Juiz de Fora — UFJF. With this work we propose to present the considerations of our Master's research, which aims to investigate the processes of visualization, semiotic representations, and production of meanings in the context of the training of math teachers, especially focused on the concept of continuity. For this intent, we propose as a starting point the analysis of different notions of the concept of continuity, how it has been applied and studied over time by different authors, and how each of them indicates the importance of using intuition. We adopted Peirce's Semiotics and Otte's complementarity as a theoretical basis and sought possible relationships between Mathematics Education, the theoretical aspects of Peircean Semiotics mediation, and the application of thought experiments to understand the idea of continuity by means of an approach through the complementarity between intuition and concept; intuition and logic, using the thoughts of Poncelet and Cauchy. One of the objects of this research was the production of a set of tasks that would help in the development of the concept of continuity. And as a goal, we made an educational product which consists of a sequence of activities elaborated to help in the training of mathematics teachers and that can also be adapted for application to calculus students.pt_BR
dc.description.resumoEssa produção científica é uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e explicativo para a obtenção do grau de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF. Foi proposto com esse trabalho apresentar as considerações dessa pesquisa de Mestrado, que objetiva investigar os processos de visualização, representações semióticas e a produção de significados, no contexto da formação de professores de matemática, sobretudo com foco no conceito de continuidade. Para isso, propomos como ponto de partida a análise de diferentes concepções do conceito de continuidade, como ela foi aplicada e estudada ao longo do tempo por diferentes autores e como cada uma delas indicam a importância do uso da intuição. Adotamos como base teórica a Semiótica de Peirce e a complementaridade de Otte e buscamos possíveis relações entre a Educação Matemática, os aspectos teóricos da mediação Semiótica Peirciana e a aplicação de Experimentos Mentais para a compreensão da ideia de continuidade por uma abordagem pela complementaridade entre intuição e conceito; intuição e lógica, utilizando os pensamentos de Poncelet e Cauchy. Um dos objetos desta pesquisa foi a produção de um conjunto de tarefas que auxiliassem no desenvolvimento do conceito de continuidade. E como finalidade, confeccionamos um produto educacional que consiste em uma sequência de atividades para que auxiliem na formação de professores de matemática e que também podem ser adaptadas para aplicação à alunos de cálculo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectComplementaridadept_BR
dc.subjectContinuidadept_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectComplementaritypt_BR
dc.subjectContinuitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de continuidade de funções em cálculo diferencial e integral a partir da noção de complementaridadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons