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dc.contributor.advisor1Salgado, Ana Cláudia Peters-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844470804930567pt_BR
dc.contributor.referee1El-Jaick, Ana Paula Grillo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907288589671895pt_BR
dc.contributor.referee2Biar, Liana de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1804581467585156pt_BR
dc.creatorFerreira, Ludmila Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551492145527997pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T15:36:52Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T15:36:52Z-
dc.date.issued2022-09-06-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00222-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14522-
dc.description.abstractDeveloped on an interpretative qualitative approach, the present study seeks to reflect upon the linguistic performances of drag queens from the city of Juiz de Fora (MG), pursuing to contribute with the recent works in applied linguistic. Once understood that drag queen’s performances are parodistic styles and stylistic reiterations with a critical potential to subvert sexist systems, the proposal of a discursive analysis of those performances allows a decolonial, anti-essentialist linguistic reflection, which permeates issues of gender and sexuality. Based on the studies of narrative analysis, this research proposes a reflection on the biographical repertoires of those artists from a translingual perspective, diverging from a monolithic and a colonialist point of view of language. Starting from decolonial studies and the epistemologies of the South, as well as issues of gender and sexuality, which permeate the subjectivity of these artists, the present work seeks to think about the importance of parting ways with a limiting concept of language, which potentially marginalizes and erase certain linguistic repertoires. To reflect upon the issues discussed this theses is divided in seven chapters: 1) Introdução; 2) Performatividade Drag: Teorias e Discussões; 3) Decolonialidade: Resgatando os Saberes Ausentes; 4) Ideologias, Performatividade e Práticas Translíngues; 5) Metodologia; 6) Reflexão Sobre os Dados; 7) (In)Conclusões. The arguments proposed, based on the epistemological perspectives mentioned, seeks to draw a theoretical and analytical pathway for the contemporary linguistic studies that aim for social and cognitive justice.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, de base qualitativa interpretativista, busca tecer possíveis reflexões sobre as performances linguísticas de drag queens da cidade de Juiz de Fora (MG), de forma a contribuir para os estudos da linguística aplicada indisciplinar, transgressiva de desaprendizagem. Compreendido que as performances de drag queens são estilos parodísticos e reiterações estilísticas com potencial crítico de subversão de sistemas sexistas, a proposta de uma análise discursiva dessas performances possibilita uma reflexão linguística decolonial, antiessencialista, que perpassa questões de gênero e sexualidade. Com base nos estudos de análise de narrativas, que emergem das entrevistas semiestruturadas realizadas com as drag queens, propõe-se uma reflexão a respeito do repertório biográfico dessas artistas sob a ótica da práticas translíngues, afastando-se de perspectivas monolíticas e colonialista de linguagem. Partindo dos estudos decoloniais e das epistemologias do Sul, bem como atrelandose a questões de gênero e sexualidade, que perpassam a subjetividade dessas artistas, procurase pensar na importância de sair de um conceito limitador de língua, que potencialmente invisibiliza e marginaliza seus repertórios. Para tanto, a presente pesquisa é dividida em sete capítulo: 1) Introdução; 2) Performatividade Drag: Teorias e Discussões; 3) Decolonialidade: Resgatando os Saberes Ausentes; 4) Ideologias, Performatividade e Práticas Translíngues; 5) Metodologia; 6) Reflexão Sobre os Dados; 7) (In)Conclusões. As discussões propostas, com base nas perspectivas epistemológicas mencionadas, buscam traçar caminhos teóricos e analíticos para os estudos linguísticos contemporâneos transdisciplinares que visam justiça social e cognitivapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDrag queenspt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectRepertórios biográficospt_BR
dc.subjectPráticas translínguespt_BR
dc.subjectGender and sexualitypt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectBiographical repertoirespt_BR
dc.subjectTranslingual practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.title"Eu sou bicha, eu sou gay, eu sou viado, eu sou o que você quiser”: pequenas histórias de drag queens da cidade de Juiz de Fora (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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