https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14577
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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elviskleiberfernandesdecarvalho.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Tolerância religiosa na obra Lenço-Relíquia, de Stela Câmara Dubois |
Autor(es): | Carvalho, Elvis Kleiber Fernandes de |
Orientador: | Almeida, Edson Fernando de |
Miembros Examinadores: | Rodrigues, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões |
Miembros Examinadores: | Ribeiro, Claudio de Oliveira |
Resumo: | A obra Lenço-Relíquia é um romance publicado, em 1971, pela Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira (JUERP). Narra, no cenário da Segunda Guerra, a relação entre duas famílias com pertenças distintas. A literatura é de autoria da professora Stela Câmara Dubois e sua análise é feita através do mapeamento do espaço autobiográfico e das relações entre sua vida e a construção de personagens e discursos em torno da tolerância. A exposição da temática se inicia na apresentação das origens do Colégio Batista Taylor-Egídio, fundado em 1898, localizado na cidade de Jaguaquara, estado da Bahia. Esse, por ser pioneiro na educação religiosa com raízes protestantes, torna-se uma espécie de “laboratório pedagógico” ao longo de cinquenta anos de atuação da autora. Em sua metodologia, o estudo fundamenta-se no conceito de espaço autobiográfico criado por Philippe Lejeune, “o pacto autobiográfico” (2008). Tal escolha dá-se por representar uma maior identificação com o tipo de análise traçada na pesquisa. Recorre-se também ao desenvolvimento dos estudos sobre a tolerância nas pesquisas de Clodoaldo Mengelle Cardoso, “Tolerância e seus limites” (2003). Esses dois referenciais aproximam-se das informações extratextuais e características das personagens durante a análise da obra. Buscou-se, no reflexo entre autor e obra, a influência das escolhas narrativas de Stela Câmara Dubois e como essas se encontram correlacionadas aos elementos de sua vida e intenção artística. Na estruturação da pesquisa, destacam-se, no primeiro capítulo, a síntese do livro e a contextualização da vida e da obra da autora. No segundo capítulo, apresentam-se os conceitos sobre tolerância e espaço autobiográfico. No terceiro capítulo, mostram-se o mapeamento dos trechos da obra e a análise das personagens, correlacionando-os às informações extratextuais e aos resultados das evidências em torno da tolerância religiosa. |
Resumen : | Lenço-Relíquia is a novel published by the religious education board and publications of the Brazilian Baptist Convention (JUERP) in 1971. It narrates, in the scenario of the second war, the relationship between two families with different belongings. The literature is authored by Professor Stela Câmara Dubois and its analysis is done through the mapping of the autobiographical space and the relationships between her life and the construction of characters and discourses around tolerance. The exhibition of the theme begins with the presentation of the origins of College Batista Taylor-Egídio founded in 1898, located in the city of Jaguaquara - Bahia. This, for being a pioneer in religious education with Protestant roots, becomes a kind of "pedagogical laboratory" over fifty years of work of the author. In its methodology, the study is based on the concept of autobiographical space created by Philippe Lejeune, “the autobiographical pact” (2008). This choice is given because it represents a greater identification with the type of analysis outlined in the research. The development of studies on tolerance is also used in Clodoaldo Mengelle Cardoso's research “Tolerance and its limits” (2003). These two references approach the extratextual information and characteristics of the characters during the analysis of the work. It was sought, in the reflection between author and work, the influence of Stela Câmara Dubois' narrative choices and how these are correlated to the elements of her life and artistic intention. In structuring the research, the first chapter highlights the synthesis of the book and the contextualization of the author's life and work. In the second chapter, the concepts of tolerance and autobiographical space are presented. The third chapter shows the mapping of excerpts from the work and the analysis of the characters, correlating with extratextual information and the results of the evidence around religious tolerance. |
Palabras clave : | Lenço-relíquia Tolerância religiosa Espaço autobiográfico Relic-scarf Religious tolerance Autobiographical space |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00171 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14577 |
Fecha de publicación : | 21-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações) |
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