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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dogmática do Direito na sociedade empreendedora: uma crítica à (não) adaptação do ensino jurídico aos tempos de inovação.
Autor(es): Zancanelo, Tulio Souza
Primeiro Orientador: Sousa, Bruno Stigert de
Membro da banca: Curi, Abdalla Daniel
Membro da banca: Pereira, Idalla Maria Brum
Resumo: Paira sempre presente a suposta alegação de dicotomia entre ensino e prática. A Academia, formada pela união indissolúvel de ensino, pesquisa e extensão - inclusive por previsão constitucional, possui seus meios de se relacionar com a sociedade que não só a envolve, mas também arca com seus custos e forma o tecido social em que a Academia está inserida Inegável que, cada vez mais, existem novas formas ou modelos de organização dentro da nossa sociedade, motivo pelo qual o Direito, como ultima ratio, é demandado a solucionar disputas que há poucos anos eram inimagináveis. Por tal, resta a dúvida se hoje o ensino jurídico possui arcabouço para conduzir o acadêmico a uma formação crítica sobre a então sociedade, em acelerado ritmo de mudança. Este artigo aborda a relação entre o dogma do Direito, principalmente sob a ótica do ensino, com os novos institutos jurídicos que vêm surgindo nos últimos anos. Ao longo do texto busca-se verificar se há, ou não, uma adaptação do Direito aos novos modelos, perscrutando se o dogma concebe termos como inovação e empreendedorismo nas cadeiras do Direito.
Abstract: The supposed allegation of a dichotomy between teaching and practice is always present. The Academy, formed by the indissoluble union of teaching, research and extension - including by constitutional provision, has its means of relating to the society that not only involves it, but also bears its costs and forms the social fabric in which the Academy is located. inserted It is undeniable that, increasingly, there are new forms or models of organization within our society, which is why the Law, as an ultima ratio, requires the solution of disputes that a few years ago were unimaginable. Therefore, the doubt remains whether today's legal education has a framework to lead the academic to a critical education about society, at an accelerated pace of change. This article addresses the relationship between the dogma of Law, mainly from the perspective of teaching, with the new legal institutes that have emerged in recent years. Throughout the text, an attempt is made to verify whether or not there is an adaptation of Law to new models, examining whether the dogma conceives terms such as innovation and entrepreneurship in the chairs of Law.
Palavras-chave: Direito
Ciência
Dogma
Empreendedorismo
Inovação
Economia
Law
Science
Dogma
Entrepreneurship
Innovation
Economics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14710
Data do documento: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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