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dc.contributor.advisor1Sousa, Bruno Stigert de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440392856722878pt_BR
dc.contributor.referee1Curi, Abdalla Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210803135500787pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Idalla Maria Brum-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2827985435026760pt_BR
dc.creatorZancanelo, Tulio Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T15:57:38Z-
dc.date.available2022-10-27-
dc.date.available2022-11-30T15:57:38Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14710-
dc.description.abstractThe supposed allegation of a dichotomy between teaching and practice is always present. The Academy, formed by the indissoluble union of teaching, research and extension - including by constitutional provision, has its means of relating to the society that not only involves it, but also bears its costs and forms the social fabric in which the Academy is located. inserted It is undeniable that, increasingly, there are new forms or models of organization within our society, which is why the Law, as an ultima ratio, requires the solution of disputes that a few years ago were unimaginable. Therefore, the doubt remains whether today's legal education has a framework to lead the academic to a critical education about society, at an accelerated pace of change. This article addresses the relationship between the dogma of Law, mainly from the perspective of teaching, with the new legal institutes that have emerged in recent years. Throughout the text, an attempt is made to verify whether or not there is an adaptation of Law to new models, examining whether the dogma conceives terms such as innovation and entrepreneurship in the chairs of Law.pt_BR
dc.description.resumoPaira sempre presente a suposta alegação de dicotomia entre ensino e prática. A Academia, formada pela união indissolúvel de ensino, pesquisa e extensão - inclusive por previsão constitucional, possui seus meios de se relacionar com a sociedade que não só a envolve, mas também arca com seus custos e forma o tecido social em que a Academia está inserida Inegável que, cada vez mais, existem novas formas ou modelos de organização dentro da nossa sociedade, motivo pelo qual o Direito, como ultima ratio, é demandado a solucionar disputas que há poucos anos eram inimagináveis. Por tal, resta a dúvida se hoje o ensino jurídico possui arcabouço para conduzir o acadêmico a uma formação crítica sobre a então sociedade, em acelerado ritmo de mudança. Este artigo aborda a relação entre o dogma do Direito, principalmente sob a ótica do ensino, com os novos institutos jurídicos que vêm surgindo nos últimos anos. Ao longo do texto busca-se verificar se há, ou não, uma adaptação do Direito aos novos modelos, perscrutando se o dogma concebe termos como inovação e empreendedorismo nas cadeiras do Direito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectDogmapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectLawpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectDogmapt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectEconomicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA dogmática do Direito na sociedade empreendedora: uma crítica à (não) adaptação do ensino jurídico aos tempos de inovação.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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