Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14755
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
braionstarlyferreiradossantos.pdf806.38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do nível de conhecimento dos alunos formandos em odontologia no reconhecimento de câncer de boca em diferentes faculdades de Minas Gerais
Autor(es): Santos, Braion Starly Ferreira dos
Orientador: Andrade, Valdir Cabral
Co-orientador: Corrêa, Fernanda de Oliveira Bello
Miembros Examinadores: Aquino, Sibele Nascimento de
Miembros Examinadores: Silva, Fernanda de Brito
Resumo: O câncer de boca é um problema de saúde pública e os desafios apresentados estão relacionados a sua detecção tardia e a carência na educação preventiva. Desse modo, o cirurgião dentista, como um dos primeiros profissionais a terem contato primário com a doença, deve estar apto a atuar na sua prevenção, diagnosticar assim como ser responsável pelo encaminhamento dos pacientes para o tratamento definitivo. O presente estudo avaliou o nível de conhecimento sobre o câncer de boca dos acadêmicos de Odontologia do último ano de graduação, em quatro Instituições distintas do leste de Minas Gerais. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, observacional de natureza transversal, com a utilização de um questionário contendo 25 questões objetivas, abordando as temáticas autoavaliação do conhecimento dos estudantes sobre o câncer de boca e conceitos específicos sobre etiologia, diagnóstico e tratamento do câncer de boca, preenchido via formulário google forms. A amostra foi composta por 78 acadêmicos, sendo a maioria representada por alunos do oitavo e nono período. Dos participantes 3% demonstraram sentir “muito seguro” em relação a sua autoavaliação sobre o conhecimento do câncer de boca, 57,7% revelaram se sentir “pouco confiante” para realizar procedimentos diagnósticos, 69% identificaram como “muito importante” aperfeiçoar seus conhecimentos após o término da graduação, 96,2% reconhecem como “muito importante” a atuação do cirurgião dentista e 83,3% acusaram corretamente o carcinoma espinocelular como o tipo de câncer mais comum na cavidade bucal. Apesar dos estudantes possuírem conhecimento sobre os aspectos de câncer de boca, um número expressivo, não possui confiança para realização de procedimentos clínicos como biópsias, considerando, ainda, o treinamento regular e/ou insuficiente para diagnóstico precoce do câncer de boca durante a graduação. Dessa forma, faz-se necessário novos estudos do tema, para que assim se consiga traçar novas estratégias efetivas para serem implantadas na formação acadêmica dos alunos.
Resumen : Oral cancer is a public health problem which presents challenges often related to its late detection and the lack of preventive education. Thus, the dental surgeon, as one of the first professionals to have primary contact with the disease, must be apt to prevent, diagnose and responsibly refer patients to definitive treatment. This study evaluated the knowledge level on oral cancer in dentistry students in their graduation year, in four different institutions in the east of Minas Gerais. This is a quantitative, analytical, observational cross-sectional study, using a questionnaire containing 25 objective questions, addressing themes of self-assessment of students' knowledge on oral cancer and specific concepts about etiology, diagnosis and treatment of oral cancer, filled in via google forms. The sample size consisted of 78 dentistry students, with the majority being represented by eighth and ninth-period students. Of the participants, 3% felt “very secure” in relation to their self-assessment about the knowledge of oral cancer, 57.7% revealed that they felt “low confidence” to perform diagnostic procedures, 69% identified improving their knowledge post graduation as "very important", 96.2% recognize the role of the dental surgeon as "very important" and 83.3% correctly identified squamous cell carcinoma as the most common type of oral cavity cancer. Although students have knowledge about aspects of oral cancer, a significant number do not have the confidence to perform clinical procedures such as biopsies, considering, still, irregular and/or insufficient training for early diagnosis of oral cancer during graduation. Thus, further studies on the subject are necessary, so that new effective strategies can be devised and implemented in the students' academic education.
Palabras clave : Carcinoma
Neoplasias bucais
Avaliação de resultados em cuidados de saúde
Mouth neoplasms
Mouth neoplasms
Health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14755
Fecha de publicación : 8-mar-2022
Aparece en las colecciones: Odontologia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons