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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Diretrizes para a prática do ensino odontológico brasileiro frente à COVID-19: revisão narrativa e análise documental de dois anos
Autor(es): Oliveira, Lisa Morais Fernandes
Orientador: Soares, Mônica Regina Pereira Senra
Co-orientador: Salas, Mabel Miluska Suca
Co-orientador: Dias, Alexa Magalhães
Miembros Examinadores: Lacerda, Mariane Floriano Lopes Santos
Miembros Examinadores: Ortega, Rose Mara
Resumo: A pandemia da COVID-19 afetou o ensino superior no mundo inteiro. Em especial os cursos de Odontologia, que paralisaram suas práticas e, atualmente, retornaram suas atividades com várias adequações de biossegurança para garantir um retorno seguro. Este trabalho visou contribuir com a discussão sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na educação odontológica brasileira durante os dois primeiros anos dessa pandemia. Realizou-se uma revisão narrativa e análise documental exploratória e comparativa de dois anos. Houve uma busca inicial livre por documentos oficiais e notas técnicas. Em seguida, uma busca por artigos científicos nas bases de dados Web of Science, PubMed, EBSCOhost e GoogleScholar com os descritores: “COVID-19" AND "DENTISTRY" AND "GUIDELINES" AND “DENTAL EDUCATION” ou “COVID-19” E “ODONTOLOGIA” E “DIRETRIZES” E “ENSINO ODONTOLÓGICO”. Depois, os dados foram organizados em planilhas do Microsoft Excel para comparação. Identificamos novas propostas e adequações nas formas de acolhimento, recepção e assistência ao paciente, a fim de evitar a contaminação em ambientes coletivos. O distanciamento social, a teletriagem, a conduta correta frente ao paciente sintomático e o uso de novos equipamentos de proteção individual, também foram implementados. Algumas medidas já existentes como a higiene das mãos foi reforçada, visto que é uma das principais formas de prevenção contra o Sars-Cov-2 e outros patógenos. Verificou-se a necessidade de assegurar aos usuários a adequada ventilação do ambiente, para evitar a disseminação dos aerossóis gerados durante o atendimento. Diante desse cenário que impulsiona transformações no ensino odontológico e considerando a possibilidade de novas pandemias, é fundamental incluir no ensino odontológico treinamentos e protocolos para gestão de crises durante colapsos na saúde.
Resumen : The COVID-19 pandemic affected the higher education in worldwide. In particularly, dentistry schools that interrupted their practices and, currently, it returned their activities after several adjustments of biosecurity, to ensure a secure return. The aim of this study was contribute for discussion of COVID-19 pandemic impact on Brazilian dental education during the two first years of these pandemic. It performed a narrative review and documental comparative analyze. It was made an initial free search for official documents and technical notes. Subsequently, it were searched for articles in data base Web of Science, PubMed, EBSCOhost and Google Scholar with the descriptors: “COVID-19" AND "DENTISTRY" AND "GUIDELINES" AND “DENTAL EDUCATION” or “COVID-19” AND “ODONTOLOGIA” AND “DIRETRIZES” AND “ENSINO ODONTOLÓGICO”. The data were organized in Microsoft Excel spreadsheet for comparison. Adjustments were proposed in the forms of reception, welcome and patient care, in order to avoid contamination in collective environments. Social distancing, teletriage, right behavior towards symptomatic patients and the use of new personal protective equipment, it were also implemented. Some measures such as hand hygiene were reinforced, because it is the main form of prevention against the Sars-CoV-2. There was a need to ensure users an adequate ventilation of the environment, to prevent the spread of aerosols generated during dental care. In view of this scenario that promotes transformations in dental education and considering the possibility of new pandemics; it is essential to include in dental education training and protocols for crises during breakdowns health.
Palabras clave : Ensino odontológico
Diretrizes
Pandemia
Covid-19
Biossegurança
Dental education
Guidelines
Pandemic
Biossecurity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14795
Fecha de publicación : 4-ago-2022
Aparece en las colecciones: Odontologia - Campus GV



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