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Clase: Dissertação
Título : Inferência de uma informação implícita em um texto: uma análise da habilidade nas avaliações externas e internas de língua portuguesa na educação básica
Autor(es): Conegundes, Fábio Citrole
Orientador: Cunha, Thenner Freitas da
Miembros Examinadores: Dall'Orto, Lauriê Ferreira Martins
Miembros Examinadores: Abritta, Carolina Scali
Miembros Examinadores: Jesus, Dedilene Alves de
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é investigar a produção de atividades de compreensão de texto que avaliam, durante as aulas de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental, a habilidade leitora de inferência de uma informação implícita em um texto, considerando o fato de que saber ler, com proficiência, as entrelinhas textuais é um exercício que demanda uma aprendizagem mais sofisticada por parte dos estudantes. Em específico, a pesquisa em questão busca ter uma dimensão mais clara da estrutura (formato) dessas atividades; da concepção de leitura mobilizada por seus elaboradores; dos gêneros textuais escolhidos para compô-las e dos níveis de complexidade das inferências exploradas na avaliação dos discentes. Para tanto, é feita uma análise detalhada de itens da Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) e do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública), bem como de questões criadas por professores de Língua Portuguesa para o trabalho com a habilidade leitora mencionada no dia a dia escolar. A pesquisa proposta é uma análise documental e enquadra-se nos princípios da pesquisa qualitativa-interpretativista (PÁDUA, 1997). Para o embasamento do trabalho, aborda-se a perspectiva interacionista de leitura (ANTUNES, 2003; KLEIMAN, 1989; SOLÉ, 1998), a dimensão emancipatória de avaliação (HOFFMANN, 2009; LUCKESI, 2018; ROMÃO, 1998) e a valorização das tarefas escolares para o desenvolvimento da competência leitora (ARAÚJO, 2017; MELCHIOR, 2002). Os resultados da pesquisa revelam a criação de atividades interessantes para a avaliação da habilidade leitora de inferência de uma informação implícita em um texto no contexto das aulas de Língua Portuguesa. Os itens e questões elaboradas pelos professores foram confeccionados de acordo com uma concepção interacionista de leitura e abarcaram uma multiplicidade de gêneros textuais, como apregoam as novas perspectivas de ensino de língua materna em prol das práticas de letramento. Diferente dos itens analisados, elaborados no formato múltipla escolha, as tarefas criadas pelos professores foram formuladas ora no modelo discursivo ora no modelo múltipla escolha, uma estratégia importante para uma avaliação mais dinâmica dos estudantes, embora algumas questões apresentem fragilidades que poderiam dificultar a interpretação textual dos discentes. A pesquisa evidencia também haver por parte dos avaliadores uma intenção de preparar os estudantes para produção de inferências de baixo e alto grau de complexidade.
Resumen : The main aim of this research is to investigate the production of text comprehension activities that evaluate the ability of inference of implicit information in a text during the Portuguese Language classes of 9th graders of Fundamental School, considering the fact that knowing how to read between the lines of a text with proficiency is an exercise that demands more sophisticated learning skills from students. Specifically, this research intends to have a clearer dimension of these activities’ structures of the reading conception demanded by its elaborators; of the chosen textual genres to be part of them and of the explored inference levels in teachers’ evaluations. In order to do so, we made a detailed analysis of items of Prova Brasil (Brazilian National Evaluation of school Performance) and of SIMAVE (Minas Gerais’ Evaluation System of Public Education), as well as questions made by Portuguese language teachers to work with the previously mentioned ability in daily school classes. The purpose of this research is to make a documental analysis, which can be included on the principles of qualitativeinterpretivist research (PÁDUA, 1997). As a basis of this work, we approach the interactionist perspective of reading (ANTUNES, 2003; KLEIMAN, 1989; SOLÉ, 1998), the emancipatory dimension of evaluation (HOFFMANN, 2009; LUCKESI, 2018; ROMÃO, 1998) and the school tasks valorization for the development of the reading competence (ARAÚJO, 2017; MELCHIOR, 2002). The results of this research reveal the creation of interesting activities for the evaluation of ability of inference of implicit information in a text in the context of Portuguese Language Classes. The items and questions elaborated by the teachers were made according to an interactionist perspective of reading and used different textual genres, according to the new perspectives of teaching in favor of literacy practices. Different from the items, elaborated in the multiple-choice model, the tasks created by the teachers were formulated either in the discursive model or in the multiple-choice model, an important strategy for a more dynamic evaluation of the students, although some questions show problems that could to hinder students’s understanding. The research also shows that the evaluators intend to prepare students for the production of low and high complexity inferences.
Palabras clave : Atividade
Inferência
Leitura
Activity
Inference
Reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14859
Fecha de publicación : 8-nov-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



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