https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1499
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alinedemoraespernambuco.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Uma América de muitos feitiços: uma leitura d’O Feitiço da Amérika de Jacob Pinheiro Goldberg |
Autor(es): | Pernambuco, Aline de Moraes |
Orientador: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Miembros Examinadores: | Silva, Deonísio da |
Miembros Examinadores: | Faria, Alexandre Graça |
Resumo: | A dissertação analisa a obra O Feitiço da Amérika – Jamo Panka Pixipre Jamo, do poeta Jacob Pinheiro Goldberg, filho de imigrantes judeus-poloneses, nascido em Juiz de Fora em 1933. A biografia pessoal e intelectual do autor é apresentada no início do trabalho, demonstrando como a sua formação híbrida contribui para a construção da poética jacobiana, marcada pela fronteira. O resgate dos arquétipos americanos são desnudados na obra, provocando a ruptura de gêneros e criando novas imagens e variantes linguísticas, abrindo novas possibilidades de aproximação e interação linguística e cultural. Recriando a linguagem, o poeta resgata e produz a diversidade, devolvendo às palavras uma virtualidade perdida. Os poemas são descritos segundo o conceito de híbrido, desenvolvido por Nestor García Canclini, e de americanidade de Gérard Bouchard, José Lezama Lima, José Martí, Glissant e Zilá Bernd. Dentro dessa proposta, são apontadas as marcas de hibridações, observando as manifestações em verso do imaginário dos povos americanos, que afirma o maravilhoso, o mágico e o sagrado. |
Resumen : | La disertación analiza la obra “O Feitiço da Amérika-Jamo Panka Pixipre Jamo”, del poeta Jacob Pinheiro Goldberg, hijo de inmigrantes judío-polacos, nacido en Juiz de Fora en 1933. La biografía personal e intelectual del autor es presentada en el principio del trabajo, por una demonstración de cómo su formación híbrida contribuyó para la construcción de la poética jacobiana, marcada por la frontera. El rescate de los arquetipos americanos aparecen desnudos en la obra, provocando la ruptura de géneros y creando nuevas imágenes y variantes lingüísticas, abriendo nuevas posibilidades de acercamiento e interacción lingüísticas y culturales. Recreando el lenguaje, el poeta rescata y produce la diversidad, devolviendo a las palabras una virtualidad perdida. Los poemas son descritos según el concepto de híbrido, desarrollado por Nestor García Canclini, y de americanidad de Gérard Bouchard, José Lezama Lima, José Martí, Glissant e Zilá Bernd. Dentro de esta propuesta son destacadas las marcas de hibridación, observando las manifestaciones en verso del imaginario de los pueblos americanos, que afirman lo maravilloso, lo mágico y lo sagrado. |
Palabras clave : | Poesia americana Arquétipos Hibridismo cultural Americanidade Poética jacobiana Poesía de améric Arquetipos Hibridez cultural Americanismo Poetica Jacobiana |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1499 |
Fecha de publicación : | 16-oct-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.