Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15044
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissavieiradasilva.pdf205.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A proteção da fauna e os maus tratos contra os animais: uma leitura sobre o direito animal na legislação, na jurisprudência e na mídia
Autor(es): Silva, Larissa Vieira da
Primeiro Orientador: Azevedo, Éder Marques
Membro da banca: Felisberto, Rosana Ribeiro
Membro da banca: Santos, Braulio de Magalhães
Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar a efetividade dos dispositivos de proteção dos animais, mais especificamente do artigo que proíbe maus tratos. O raciocínio traçado é de que por se tratar de um termo com sentidos amplos, permitem-se situações que escapam dessa proteção a depender do entendimento do juiz. Nesse contexto, averígua-se também como a mídia é capaz de influenciar na aplicação dos dispositivos existentes que proíbem maus tratos contra a fauna. A percepção é de que quando se refere a casos públicos que envolvem animais, a preocupação é maior e há de fato um cuidado com o seu bem-estar. Por meio de leituras e com respaldo, sobretudo, na construção do pensamento de Heron José de Santana Gordilho na obra “Abolicionismo Animal”, consumei ao final do trabalho a hipótese de que é problemática a punição pelo crime de maus tratos. Por se tratar de um conceito indeterminado, como evidencio ao longo do texto, o julgamento fica dependente da perspectiva do juiz e também de um acervo probatório que dê algum sentido ao ato como mau tratamento do animal.
Abstract: This article aims to analyze the effectiveness of animal protection devices, more specifically the article that prohibits mistreatment against them. The reasoning outlined is that because it is a term with broad meanings, situations that escape this protection are allowed depending on the moral understanding of the judge. In this context, I am able to find out how the media is capable to influence the application of existing devices that prohibit mistreatment of fauna. The perception is that when referring to public cases involving animals, the concern is greater and there is, in fact, care for their well-being. Through readings and with support, above all, in the thought of Heron José de Santana Gordilho in his work “Abolitionismo Animal”, I consummated at the end of this article the hypothesis that the punishment for the crime of mistreatment is indeed problematic. For being an indeterminate concept, as I show throughout the text, the judgment relays on the judge's perspective and also on a collection of evidence that gives some meaning to an act such as mistreatment an animal.
Palavras-chave: Fauna
Direito animal
Maus tratos
Especismo
Mídia
Animal law
Mistreatment
Speciesism
Media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15044
Data do documento: 19-Jan-2023
Aparece nas coleções:Direito - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons