https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15053
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
viniciuspereiracorrea.pdf | 16.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Panorama do ride sourcing na mobilidade urbana: um estudo de caso do transporte sob demanda por aplicativo em Juiz de Fora (MG) |
Autor(es): | Corrêa, Vinícius Pereira |
Primeiro Orientador: | Lima, Fernando Tadeu de Araújo |
Co-orientador: | Sanches, Fabio de Oliveira |
Membro da banca: | Alberto, Klaus Chaves |
Membro da banca: | Firmino, Rodrigo José |
Resumo: | Nos últimos anos, as tecnologias digitais tem revolucionado a mobilidade urbana nas cidades brasileiras, facilitando o transporte de bens e pessoas. Desde 2014, os serviços de transporte sob demanda (abreviados como ODRS, do inglês on-demand ride services) atuam no Brasil por meio de aplicativos de celulares, conectando motoristas, passageiros e estabelecimentos comerciais. Os ODRS são divididos em três segmentos: (1) ride sourcing, que opera corridas com única origem e único destino; (2) ride splitting, que efetua corridas compartilhadas, com trajetos que se interseccionam de alguma forma, com origem ou destino diferente; e (3) delivery, que realiza transporte de bens comercializados e não comercializados. Da perspectiva dos passageiros, os ODRS são comumente vistos como avanços por contribuírem para a minimização de custos e de tempo de viagem. Para os motoristas, esta modalidade de transporte figura como uma opção flexível de trabalho e uma alternativa para complementar a renda. Já para os gestores públicos, os ODRS se apresentam como um desafio: sua relação com os demais meios de transporte é conflituosa e a rapidez com que novas funcionalidades chegam às ruas dificultam sua regulamentação. Na cidade de Juiz de Fora (MG), os serviços são oferecidos desde 2016 e ainda não há a regulamentação da atividade. Os segmentos presentes no município são o ride sourcing e o delivery, mas como este estudo focou no transporte de pessoas, apenas o ride sourcing foi abordado. Dessa forma, o objetivo foi elaborar um panorama do ride sourcing na cidade, buscando compreender como este meio de transporte é utilizado e como este uso influencia as dinâmicas locais de mobilidade urbana . Os métodos utilizados foram revisão de literatura, levantamento de dados (como questionários com passageiros e motoristas) e posterior análise dos dados levantados. As informações encontradas revelam aspectos variados, como o perfil dos passageiros e motoristas; a distribuição espacial e quantitativa dos deslocamentos; e os padrões das viagens realizadas na cidade. O panorama elaborado serve como referência de estudo do ride sourcing em cidades médias brasileiras e pode auxiliar o poder público local no desenvolvimento de políticas públicas, beneficiando a população juiz-forana como um todo. |
Abstract: | In recent years, digital technologies have revolutionized urban mobility in Brazilian cities, facilitating the transport of goods and people. Since 2014, on-demand ride services operate in Brazil through mobile applications, connecting drivers, passengers and businesses. The ODRS are divided into three segments: (1) ride sourcing, which operates rides with single origin and single destination; (2) ride splitting, which performs shared rides, with routes that intersect in some way, with different origin or destination; and (3) delivery, which transports commercialized and non-commercial goods. From the perspective of passengers, the ODRS are commonly seen as advances for contributing to the minimization of costs and travel time. For drivers, this mode of transport figures as a flexible work option and an alternative to supplement income. For public managers, the ODRS present themselves as a challenge: their interaction with other means of transport is conflicting and constant service updates hinder their regulation. . In the city of Juiz de Fora (MG), these services have been offered since 2016, and there is still no specific regulation. The available segments in the city are ride sourcing and delivery, but since this study focused on people transportation, only ride sourcing was addressed. Thus, the aim was to elaborate an overview of ride sourcing in the city, seeking to understand how this means of transport is used and how this use influences the local dynamics of urban mobility. The methods used were literature review, data collection (such as questionnaires with passengers and drivers) and subsequent data analysis. The information found reveal varied aspects, such as the profile of passengers and drivers; the spatial and quantitative distribution of trips; and the patterns of travels. The panorama serves as a reference for the study of ride sourcing in medium-sized Brazilian cities and can assist local government in the development of public policies, benefiting the population of Juiz de Fora as a whole. |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana Transportes Serviços de transporte sob demanda Ride hailing Mobilidade urbana Transportes Serviços de transporte sob demanda Ride hailing |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15053 |
Data do documento: | 21-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons