https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15060
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
camilaaparecidadealmeida.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Simone da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/4733540920244003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Dileno Dustan Lucas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/0438813085386094 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Camila Aparecida de | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T14:48:49Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23 | - |
dc.date.available | 2023-02-09T14:48:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15060 | - |
dc.description.abstract | Some students dream of becoming authors of books, but what should we mobilize to achieve this aspiration? Looking at the present day, it is possible to observe a precarious contact with literature in schools, together with teachers who lack literary knowledge. For this reason, the theme selected for this research will move in this direction, seeking answers to the question: How to train children's literature authors? Thus, our general objective will be to investigate how Renato Moriconi became an author, mobilizing the following specific objectives: to verify how Renato Moriconi's insertion into the literary world developed; to detect how Renato Moriconi's growth occurred; to explore the creative process in the work "Bocejo"; and, finally, to identify the role of access to literature in the formation of the student and the teacher. Therefore, in order to achieve our goals, we opted for the qualitative approach of documentary research. The possible solution found will fall on the role of access to literature. Keywords: Author training. Renato Moriconi. Literary Practices. Image-book. | pt_BR |
dc.description.resumo | Alguns alunos sonham em se tornar autores de livros, mas o que devemos mobilizar para alcançar esse anseio? Ao lançar nosso olhar para os dias atuais é possível observar um contato precário com a literatura nas escolas, juntamente com formações docentes carentes dos conhecimentos literários. Por isso, a temática selecionada para a pesquisa caminhará nessa direção, buscando respostas para a questão: Como formar autores de literatura infantil? Assim, nosso objetivo geral será investigar como Renato Moriconi tornou-se autor, mobilizando os seguintes objetivos específicos: verificar como se desenvolveu a inserção de Renato Moriconi no mundo literário; detectar como ocorreu o crescimento de Renato Moriconi; explorar o processo criativo na obra “Bocejo”; e, por fim, identificar o papel do acesso à literatura na formação do aluno e do professor. Portanto, visando alcançar nossas metas optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa documental. A possível solução encontrada recairá sobre o papel do acesso à literatura. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de autores | pt_BR |
dc.subject | Renato Moriconi | pt_BR |
dc.subject | Práticas literárias | pt_BR |
dc.subject | Livroimagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A formação de autores a partir do caso de Renato Moriconi: somos responsáveis por nossas "rosas" literárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License