https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15068
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lauradominguezribeiro.pdf | 12.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Laura Dominguez | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T11:10:07Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22 | - |
dc.date.available | 2023-02-13T11:10:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15068 | - |
dc.description.abstract | This study was conducted in order to introduce a reflection of acts of study and practice aimed at the area of literacy. Developing from my memory about my experience being literate, such as the activities developed in the Teaching Initiation Program and internships.The theme proposal came up with my insertion as a PIBID scholarship holder, which allowed an intense dialogue with the authors. The central focus is to develop an analysis of literacy methods focused on this or that, concluding then that it is necessary to understand it as a plural practice, in which literacy must be valued. For this, the study methodology will be the experience report linked to a bibliographical research. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo foi realizado buscando apresentar uma reflexão de atos de estudo e prática voltados a área da alfabetização. Desenvolvendo desde minha memória sobre minha vivência sendo alfabetizada, como as atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência e estágios. A proposta de tema surgiu com a minha inserção como bolsista do PIBID, que permitiu um diálogo intenso com os autores. O foco central é desenvolver uma análise sobre os métodos de alfabetização voltada em ou isso ou aquilo, concluindo então que é preciso entendê-la como uma prática plural, na qual deve-se valorizar o alfaletrar. Para isso, a metodologia de estudo será o relato de experiência unido a uma pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pibid | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfaletrar | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Pibid | pt_BR |
dc.subject | alphabet | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Nem isto, nem aquilo: processos formativos em alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License