Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15086
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ludmilarezendemoreira.pdf494.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Jogos digitais na educação em ciências: potencialidades e percepções de docentes da educação básica
Autor(es): Moreira, Ludmila Rezende
Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Miembros Examinadores: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo
Resumo: Os jogos digitais vêm ganhando notoriedade como suporte pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem em pesquisas na área da Educação. O objetivo deste trabalho foi investigar o papel dos jogos digitais na educação em ciências. O referencial teórico baseia-se nos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica seguida por questionário com intuito de verificar as percepções de docentes acerca dos jogos digitais na educação em ciências. A pesquisa contou com a participação de professores que atuam na Educação Básica no município de Juiz Fora. Os resultados apontam contribuições dos jogos digitais para a alfabetização científica dos estudantes identificadas tanto na pesquisa bibliográfica quanto na percepção dos docentes.
Resumen : Digital games have been gaining notoriety as a pedagogical support in the teaching and learning process in research in the field of Education. The objective of this work was to investigate the role of digital games in science education. The theoretical framework is based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The methodology adopted was the bibliographic research followed by a questionnaire in order to verify the perceptions of teachers about digital games in science education. The research had the participation of teachers who work in Basic Education in a medium-sized city in Brazil. The results point to contributions of digital games to the scientific literacy of students identified both in the bibliographic research and in the perception of teachers.
Palabras clave : Jogos digitais
Educação em ciências
Percepções de docentes
Digital games
Science education
Teachers perceptions.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15086
Fecha de publicación : 18-ago-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons