Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15086
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludmilarezendemoreira.pdf494.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos digitais na educação em ciências: potencialidades e percepções de docentes da educação básica
Autor(es): Moreira, Ludmila Rezende
Primeiro Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo
Resumo: Os jogos digitais vêm ganhando notoriedade como suporte pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem em pesquisas na área da Educação. O objetivo deste trabalho foi investigar o papel dos jogos digitais na educação em ciências. O referencial teórico baseia-se nos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica seguida por questionário com intuito de verificar as percepções de docentes acerca dos jogos digitais na educação em ciências. A pesquisa contou com a participação de professores que atuam na Educação Básica no município de Juiz Fora. Os resultados apontam contribuições dos jogos digitais para a alfabetização científica dos estudantes identificadas tanto na pesquisa bibliográfica quanto na percepção dos docentes.
Abstract: Digital games have been gaining notoriety as a pedagogical support in the teaching and learning process in research in the field of Education. The objective of this work was to investigate the role of digital games in science education. The theoretical framework is based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The methodology adopted was the bibliographic research followed by a questionnaire in order to verify the perceptions of teachers about digital games in science education. The research had the participation of teachers who work in Basic Education in a medium-sized city in Brazil. The results point to contributions of digital games to the scientific literacy of students identified both in the bibliographic research and in the perception of teachers.
Palavras-chave: Jogos digitais
Educação em ciências
Percepções de docentes
Digital games
Science education
Teachers perceptions.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15086
Data do documento: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons