Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15087
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camilachristinesantosdasilva.pdf429.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As abordagens ideopolíticas acerca dos desafios e das perspectivas das universidades em tempos de pandemia
Autor(es): Silva, Camila Christine Santos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Martins, Elita Betania de Andrade
Resumo: O ensino remoto emergencial decorre da compreensão de autoridades e organizações sobre a necessidade de continuidade das aulas de escolas e universidades públicas e privadas no Brasil e no mundo, paralisadas pelas medidas de distanciamento durante a pandemia causada pelo novo coronavírus/COVID-19. Nesse viés, este trabalho apresenta um relato de experiências da autora, vivenciando disciplinas ministradas por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Observações e impressões são registradas, seguidas de análise qualitativa. Por isso, observou-se muitos problemas de adaptação, processamento, acessibilidade e adequação da realidade presencial a esse modelo de transferência de informações para fins pedagógicos. Porém, apesar desses desafios, diante das dificuldades encontradas e da efetividade e execução do processo de ensino, o ensino remoto facilitou a comunicação de diversas pessoas distantes fisicamente, o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.
Abstract: Remote emergency teaching stems from the need for continuity of classes at public and private schools and universities in Brazil and around the world, paralyzed by distancing measures during the pandemic caused by the new coronavirus/COVID-19. In this bias, this work presents an account of the author's experiences, experiencing disciplines taught through information and communication technologies (ICT). Observations and impressions are recorded, followed by qualitative analysis. Therefore, many problems of adaptation, processing, accessibility and adequacy of the face-to-face reality to this model of information transfer for pedagogical purposes were observed. However, despite these challenges, given the difficulties encountered and the effectiveness and execution of the teaching process, remote teaching facilitated the communication of several physically distant people, the personal and professional development of those involved.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Universidades públicas
Tecnologias da informação
Tecnologias da comunicação
COVID-19
Remote emergency
Teaching Public universities
Information technologies
Communication technologies
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15087
Data do documento: 19-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons