Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15109
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinacaniatoportes.pdf557.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O pensamento computacional e a cultura digital na educação básica: uma análise sobre o programaê! um guia para a construção do pensamento computacional
Autor(es): Portes, Carolina Caniato
Primeiro Orientador: Martins, André Silva
Membro da banca: Gutierrez, Luciana Gonçalves de Paiva
Resumo: Este trabalho pretende analisar o documento intitulado “Programaê!: um guia para a construção do pensamento computacional”, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação Lemman. O programa tem por objetivo a disseminação do pensamento computacional e cultura digital nas escolas públicas brasileiras, através do referido documento que apresenta uma perspectiva histórica e teórica sobre o tema, bem como a oferta de planos de aula para aplicação do conteúdo. A partir de um debate sobre a presença das tecnologias digitais na escola, surge esta investigação que busca compreender quais são as potencialidades e os desdobramentos do programa enquanto proposta de práticas pedagógicas formulados pela iniciativa privada para o ensino público, bem como identificar os fundamentos teóricos e as possíveis implicações para a formação humana na escola pública.
Abstract: This study intends to analyze the document entitled “Programaê!: a guide for the construction of computational thinking”, created by Fundação Telefônica Vivo in partnership with Fundação Lemman. The guide aims to disseminate the computational thinking and digital culture in the brazilian public schools, through the aforementioned document. It presents a historical and theoretical perspective on the subject, as well as offering lesson plans for the application of the content. From a debate on the presence of digital technologies in schools, this investigation aims to understand the potential and the consequences of the guide as a proposal for pedagogical practices formulated by the private sector for public education, as well aims to identify the theoretical and the possible implications for human formation in public schools.
Palavras-chave: Linguagem computacional
Tecnologia nas escolas
Formação humana
Sociedade unidimensional
Computational thinking
Tecnologies inside the school
Human formation
Dimensional society
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15109
Data do documento: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons