https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15120
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
biancaprocopiojoaoregazzi.pdf | 922.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educação de jovens e adultos: reflexão entre teoria e prática |
Autor(es): | Regazzi, Bianca Procópio João |
Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Volpe, Geruza Cristina Meirelles |
Resumo: | A presente monografia de conclusão de curso, tem como tema a educação de jovens e adultos, onde se realizou uma reflexão entre teórica, discutindo a importância de não se infantilizar as metodologias de ensino e conteúdos curriculares na EJA. Este trabalho justifica-se pela sua importância ao se fazer uma análise sobre a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, onde se observou a existência de mudanças significativas e essenciais referentes a esta modalidade educacional, principalmente na legislação e na metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças se mostram necessárias para que se possa democratizar cada vez mais a educação, principalmente a de adultos. A questão que norteia este trabalho é: Quais são as perspectivas e reflexões que são necessárias à EJA? Assim, este trabalho tem como principal objetivo identificar a importância de uma metodologia de ensino não infantilizada pelos profissionais que se dedicam às turmas de jovens e adultos; que respeite as características dos alunos dessa modalidade de ensino, baseando-se assim nos estudos de grandes educadores. Algumas das principais referências bibliográficas utilizadas foram: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB9394/1996), a Base Nacional Comum Curricular, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Os métodos infantilizados comumente utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) divergem das propostas de ensino que recomendam as legislações educacionais e tendências pedagógicas progressistas, sobretudo a proposta libertadora idealizada por Paulo Freire. A monografia está dividida em três capítulos, o primeiro aborda a história da EJA no Brasil; o segundo, apresenta reflexões sobre as práticas curriculares no contexto da EJA; e o terceiro capítulo falará sobre a formação do docente para a atuação na EJA, com base nas contribuições de Paulo Freire. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Eja Infantilização Metodologia de ensino Paulo Freire Educação de jovens e adultos |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15120 |
Fecha de publicación : | 8-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons